CENSO 2022 – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu vagas temporárias para o Censo 2022. As inscrições começaram no dia 15 de dezembro, e o prazo vai até o dia 29 de dezembro.
O cadastro deve ser feito no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a banca organizadora do exame. As oportunidades são para níveis fundamental e médio. A validade do contrato é de três a cinco meses, podendo ser prorrogado.
De acordo com os editais publicados no Diário Oficial da União, as oportunidades são para diferentes áreas de atuação e com remunerações que variam de R$ 1.7 mil a R$2,1 mil.
Na região foram confirmadas a abertura de 68 vagas destinadas aos profissionais de administração e informática.
Para o cargo de recenseador é exigido nível fundamental. O profissional será responsável pela coleta de dados por meio de entrevista com os moradores.
O profissional não tem horário fixo, no entanto, a carga horária mínima é de 25 horas semanais, incluindo fins de semana e feriados. A função dá direito a 13º salário e férias proporcionais.
A remuneração do recenseador é variável e não possui um piso ou teto de quanto poderá receber. O salário, segundo o edital, é com base na quantidade de entrevistas realizadas e dados coletados. O candidato pode simular valores de remuneração no site do IBGE.
Já para as funções de agente censitário é necessário ter ensino médio completo. O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta durante todo o trabalho do Censo Demográfico, o supervisor desempenha tarefas de supervisão da operação censitária focado nas questões técnicas, de informática e administrativas.
A carga horária dos agentes censitários é de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Além do salário, os profissionais têm direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais. A duração do contrato é de cinco meses, e também pode ser prorrogado.
Concurso IBGE – Vagas em algumas cidades da região
Cidade | Ampla Concorrência | Pessoas com Deficiência | Pessoas Pretas ou Pardas | Total de Vagas |
Avaré | 6 | 1 | 3 | 10 |
Capão Bonito | 4 | 1 | 1 | 6 |
Itaí | 3 | 0 | 1 | 4 |
Itapetininga | 10 | 1 | 4 | 15 |
Itapeva | 1 | 0 | 0 | 1 |
Itararé | 5 | 1 | 1 | 7 |
Piraju | 4 | 1 | 1 | 6 |
Tatuí | 8 | 1 | 4 | 13 |
Tietê | 4 | 1 | 1 | 6 |
Fonte: IBGE