Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Bela história de superação e trabalho em prol da saúde pública

CÂNCER DE PELE – A Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde de Capão Bonito e rádio Panema FM continuam sendo muito elogias pelo projeto de podcast “Sintonize Saúde”, primeiro programa voltado exclusivamente à Saúde Pública e apresentado todas as terças e quintas-feiras das 13 às 14 horas pelo dr. Sérgio Kono e o jornalista Wagner D´Antonio.

Na última quinta-feira, 11/11, a entrevistada foi a enfermeira Vanessa Cristiane Martiniuk que abordou o tema “Câncer de Pele” e tópicos como: o que é melanoma, estatísticas, fatores de risco, sinais e sintomas e uso de protetor solar.

Vanessa Martiniuk é graduada em Enfermagem pela FAIT (Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva), em 2010. Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pela UNINTER (Universidade Internacional de Curitiba-PR), em 2012; Enfermagem em Urgência e Emergência pela FSP (Faculdade Sudoeste Paulista), em 2019. Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNIJALES (Centro Universitário de Jales); pós-graduanda nos cursos de MBA em Administração Hospitalar pela Universidade Anhanguera; Estratégia de Saúde da Família (ESF), pela Faculdade Dom Alberto; e Saúde Pública e Vigilância Sanitária, pela FAVENI (Faculdade Venda Nova do Imigrante), com ampla experiência na área de Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Fundamental, com ênfase em Saúde Pública, Hemodiálise e Urgência e Emergência e pertence ao quadro de servidores municipais da Prefeitura de Capão Bonito.

De forma didática tanto Vanessa Martiniuk como o dr. Sérgio Kono transmitiram informações importantes no programa sobre a doença e também medidas de prevenção.

Mas o que mais chamou a atenção foi a própria história de superação entrevista que chegou a ser diagnosticada com câncer de pele, mas venceu a doença.

Martiniuk também tem uma biografia extensa de trabalho em prol da Saúde Pública da região e de Capão Bonito e é muito querida e respeitada no setor pelo seu empenho e ações.

“O câncer de pele é um dos tipos com maior incidência no Brasil e no mundo e, se não for diagnosticado precocemente, pode levar à morte. Muitas pessoas, porém, desconhecem os cuidados que devem ser tomados para manter a saúde da pele em dia e chegam até mesmo a acreditar que câncer de pele não é câncer ou é um câncer inofensivo! O diagnóstico precoce salva vidas e estamos aqui para fazer este alerta”, afirmou Vanessa Martiniuk.

Por Wagner D´Antonio

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp