CONTRA A RAIVA – Donos de pets de Capão Bonito podem agendar a vacinação de cães e gatos através do telefone 3542-1507.
De acordo com o médico veterinário da Prefeitura Municipal, dr. Alberto de Carvalho Neto, todos os meses a Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente recebe uma cota de 200 doses e o agendamento (vacinação de rotina) evita filas.
Originalmente, a vacina que tem o nome de antirrábica e é a única maneira de prevenir o pet contra o vírus.
Muitos não sabem, mas o vírus da doença é fatal e mata muitos cachorros que não são vacinados. Além de matar, a doença é contagiosa e pode infectar mamíferos, como gatos, morcegos, gambás e seres humanos (!), por meio de mordidas e arranhões de cães contaminados com a doença.
Quem mora em locais rurais deve ficar ainda mais atento.
“A raiva é uma zoonose grave que ataca o sistema nervoso central da pessoa, uma doença fatal tanto para os animais quanto para os seres humanos. A vacina é em dose única, então um filhote vai tomar a partir das doze semanas de vida, mas o reforço dela é anual. Ela é uma doença provocada por um vírus (chamado Lyssavirus), que causa uma encefalite muito grave e leva a pessoa ou o animal à morte, por isso a antirrábica é uma vacina obrigatória e deve ser aplicada todos os anos”, explicou o dr. Alberto de Carvalho Neto.
Estágios da doença – A raiva canina pode apresentar diversos estágios dentro do organismo do cachorro. A mais comum é a “raiva furiosa”.
Alguns dos sintomas que ela pode causar é agressividade – até com quem ele mais ama –, medo e demência.
No estágio da “raiva muda”, o cachorro perde o apetite, não consegue mais comer e beber água, saliva bastante e pode ter seus membros paralisados.
A raiva é uma doença que evolui rapidamente no organismo do animal. Ao atingir o sistema nervoso e apresentar outros sintomas severos, o cachorro pode falecer em poucos dias.
Serviço: Agendamento vacina antirrábica
Telefone: 3542-1507