OLIMPÍADAS DE ASTRONOMIA – O Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire” de Capão Bonito realizou uma cerimônia simplificada devido os protocolos sanitários para entrega de certificados para alunos premiados na OBA (Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica).
Estudantes do Ciclo 2, da escola municipal campesina “João Laurindo da Silva” (João de Barro), no bairro Ana Benta, se destacaram e totalizaram o recebimento de 14 medalhas – 7 de ouro e 7 de bronze.
A diretora Lilian Miranda e equipe gestora da escola e do Centro Paulo Freire destacaram o bom desempenho dos alunos.
“Orgulho desses alunos e de todo nosso corpo docente. Gratidão às famílias que apoiam e estimulam esses jovens a buscarem novos desafios e aprendizados. Realmente temos uma comunidade escolar muito unida e empenhada, que mesmo diante dos desafios da pandemia no Setor Educacional, não deixa de se dedicar a evolução educacional”, alegou a diretora.
O prefeito Júlio Fernando (Podemos) também prestigiou a cerimônia e enalteceu os grandes talentos encontrados nas escolas municipais de Capão Bonito.
“A escola João Laurindo da Silva foi inaugurada na nossa primeira gestão. É gratificante ver os frutos dos investimentos no Setor Educacional. Parabéns a direção, equipe gestora, professores, alunos e pais do nosso querido bairro Ana Benta”, afirmou o prefeito.
De acordo com o Centro Paulo Freire, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens.
A Olimpíada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis.
Podem participar alunos – Ensino Fundamental:
Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados entre o 2º e 3º anos.
Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados entre o 4º e 5º anos.
Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre o 6º a 9º anos.
Ensino Médio:
Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série do Ensino Médio.
Objetivos
“A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais”, destacou o Centro.