Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Cartório Eleitoral de Capão Bonito realiza cadastramento biométrico de eleitores na Unidade de Saúde do Centro

A 37ª Zona Eleitoral de Capão Bonito está realizando o cadastramento biométrico de eleitores do município na Unidade Básica de Saúde do Centro desde a manhã desta terça-feira (08). Os atendimentos irão até esta sexta-feira (11), das 09h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30.

A iniciativa tem a finalidade de ser uma facilitadora à população. Não é necessário fazer agendamento, basta o eleitor procurar o posto provisório. São dois guichês, sendo um para atendimentos prioritários e outro normal.

De acordo com o Cartório Eleitoral, o eleitor deverá apresentar o documento de identidade (RG), o CPF e um comprovante de endereço atual, em nome próprio ou de parente, devendo comprovar o parentesco.

Cadastramento no Cartório Eleitoral

O cadastramento biométrico segue acontecendo também no Cartório Eleitoral de Capão Bonito, localizado a Rua Rafael Machado Neto, nº 50 (junto ao Fórum), na Vila Nova Capão Bonito.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h30, poderá ser previamente agendado por meio do site www.tre-sp.jus.br e irá até o próximo mês de dezembro.

Se o eleitor não fizer o cadastramento biométrico terá o cancelamento da inscrição eleitoral e não poderá votar nas próximas eleições municipais de 2020.

Além disso, o CPF do eleitor poderá ser cancelado, ocasionando a perca de direitos como receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo, benefícios sociais, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, tirar passaporte, entre outros impedimentos.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

É necessário o prévio cadastramento no sistema para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp