Presidente do Sebrae estará em Capão Bonito no lançamento do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA – Os alunos do Ensino Fundamental de Capão Bonito terão aulas sobre empreendedorismo por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) a partir deste ano.

A capacitação de professores para o JEPP começará no próximo mês.

Na última terça-feira, 23/01, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae – Tirso de Sales Meirelles em reunião realizada na sede do Sebrae em São Paulo com a presença do secretário de Educação – Wagner A. Santos, do diretor de Divisão de Ensino Fundamental – prof. Santino Oliveira e o presidente da Associação Comercial – Ary Russo, confirmou sua vinda a Capão Bonito para lançamento oficial do programa.

“Estaremos em Capão Bonito para o lançamento oficial da parceria para a formação de estudantes empreendedores. O prefeito Marco Citadini estará dando um grande passo para implantação da cultura empreendedora nas escolas”, alegou Tirso Meirelles.

Participaram também da reunião os diretores técnicos do Sebrae – Paulo Eduardo de Arruda e Renato Fonseca Andrade.

No JEEP cada ano tem uma temática. Alunos do 1º ano trabalharão o curso sobre “O mundo das ervas aromáticas” para o desenvolvimento de um plano de negócios.

As crianças vivenciarão a experiência de vender seus produtos na feira, tendo em vista a planilha de custos do que gastaram e do lucro que terão.

O tema do segundo ano é “temperos naturais”. Os alunos são convidados a desenvolverem uma reflexão sobre alimentação saudável, importância para o desenvolvimento infantil, e a relação e conexão com a natureza e o agronegócio. Já os alunos do 3º ano vão trabalhar uma oficina de brinquedos ecológicos para desenvolver a ideia de transformar sucatas em brinquedo.

No 4º ano o tema é uma locadora de produtos. A prestação de serviços será mostrada aos alunos como uma oportunidade de negócio. E no 5º ano, é a vez do tema “sabores e cores”. É por meio do mundo dos alimentos que as crianças vivenciarão conceitos de alimentação e negócio como características do comportamento empreendedor.

“Queremos construir empreendimentos relevantes no futuro. E o melhor caminho para isso é cultivando a semente do empreendedorismo desde cedo, levando às crianças e aos jovens um novo jeito de aprender. É isso que temos com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e por isso o Conselho do Sebrae-SP decidiu por sua ampliação, por meio de parcerias como a firmada com a prefeitura de Capão Bonito, e outros 120 municípios. Chegar a 18 mil alunos é dar um salto em direção aos negócios de alto impacto”, destacou Tirso Meirelles.

O presidente da Aciaop Ary Russo também destacou a importância da parceria para o desenvolvimento do comportamento empreendedor dos alunos. “É uma vivência que aguça e estimula o espírito empreendedor para que os jovens possam estar prontos para o mercado de trabalho”, disse.

Parcerias para o Esporte e Alfabetização de Jovens Adultos – O presidente do Sebrae também atendendo um pedido apresentado pelo prefeito Marco Citadini incluiu Capão Bonito na realização de parcerias para o Esporte e Alfabetização de Jovens e Adultos.

“Temos programas muito interessantes para esses setores e diante do interesse do prefeito Citadini já estaremos incluindo Capão Bonito”, afirmou Tirso Meirelles.

Tirso Salles de Meirelles é paulistano, economista e agropecuarista. É também vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

Participa ativamente das atividades do Sebrae-SP desde 2000, como conselheiro, assessor da presidência e secretário executivo do CDE e foi presidente interino do Colegiado (julho a outubro de 2018), apoiando a elaboração e implementação de programas que levaram orientação e capacitação em gestão empresarial para dentro de pequenas empresas e propriedades rurais, além de ações de promoção comercial, visando a abertura de novos mercados e prospecção de tendências

É conselheiro da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Mais notícias