A tradicional Feira Livre realizada aos sábados na região central de Capão Bonito, no trecho da Rua Silva Jardim entre as ruas 13 de maio e Cerqueira César, será transferida para a avenida Adhemar de Barros, na região do Parque das Águas, no trecho entre as ruas 13 de Maio e Salvador Nicácio Mendes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, a medida servirá principalmente como solução para um antigo problema de trânsito que ocorria na região central aos sábados no período de funcionamento da Feira Livre.
Segundo relatório técnico do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) encaminhado ao Gabinete do Prefeito em agosto de 2017, a rua Silva Jardim é uma via estratégica para a trafegabilidade de veículos na região central. “ Tal solicitação prende-se ao fato de que a Rua Silva Jardim, onde está sendo realizada, já não comporta mais a mesma por ser uma via de grande importância para o escoamento de nosso fluxo viário, sem contar que a feira trava a Rua Quintino Bocaiuva, obrigando os motoristas a adentrarem a área central pela Rua 13 de Maio e posteriormente a concentração dos mesmos na rua General Carneiro, sendo que o semáforo ali existente não consegue escoar a via, chegando ao ponto de travar a Rua 24 de Fevereiro”, aponta o relatório.
O diretor de Trânsito do Município, Gilberto Tobias, justificou ainda o aumento de veículos na cidade de Capão Bonito. “Temos que levar em consideração que a nossa frota veicular aumentou ao longo dos anos, chegando a quase 26 mil veículos, e nosso centro continua o mesmo com ruas que foram edificadas no século XIX”, contou.
Já o secretário de Planejamento e Serviços Urbanos, Eder Danilo de Queiroz, relatou que a transferência vai atender a demanda para a instalação de novos feirantes. “Devido a crise econômica que o país enfrenta, recebemos muitos pedidos para a instalação de novas barracas e a Silva Jardim não tem mais espaço suficiente para essa ampliação. São pequenos produtores que estão buscando novas fontes de renda e temos que priorizar essa questão”, explicou.
A Prefeitura Municipal de Capão Bonito disse que a cidade precisa de um Feiródromo Municipal para ter um setor mais organizado para os feirantes e consumidores. “O Município vai cadastrar um projeto de criação de um Feirodromo Municipal para captação de recursos junto ao Governo Federal”.
O capitão da Polícia Militar, Capitão PM Wagner Oliveira, elogiou a iniciativa e afirmou que a transferência vai melhorar os trabalhos de patrulhamento da Polícia Militar na região central, principalmente em datas de pagamento.