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CB inicia atendimentos aos usuários do SUS na Atenção Básica por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira, dia 18, os atendimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Alvorada.

O PEC é um software em que todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, e segundo a Secretaria, o objetivo principal é informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais da Saúde, e é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, capaz de otimizar o fluxo de atendimento da UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas equipes de Atenção Básica (AB).

De acordo com a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família e Articulação da Atenção Básica, Luana Daniel, o Prontuário Eletrônico traz benefícios importantes. “É possível o acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas, melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde. Os benefícios são para gestores, profissionais de saúde e cidadãos”, explicou.

Ainda de acordo com Luana, com o PEC é possível também organizar a agenda dos profissionais da AB, encaminhando o fluxo de atendimento às demandas agendadas e espontâneas, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientando a resolução da necessidade do cidadão. “Esses processos são importantes para o acolhimento e o acesso do paciente. O tempo de espera nas Unidades vai diminuir e o receituário médico, os pedidos de exames e os encaminhamentos serão impressos mais rapidamente, sem precisar de prontuário manuscrito”, ressaltou.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Fernanda, o objetivo da gestão é promover a instalação do PEC em outras Unidades de Saúde do município em 2018. “Por meio dessa instalação, será possível a interação atualizada e acesso ao histórico dos pacientes em todas as Unidades que tiverem o Prontuário Eletrônico”, falou.

Para a equipe da UBS do Jardim Alvorada, o início dos procedimentos foi realizado de maneira organizada e objetiva. “Superou as expectativas, os trabalhos tiveram eficiência e os próprios pacientes ficaram satisfeitos com as novidades que o PEC traz”, disseram.

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