A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, promoverão a segunda edição da Virada Inclusiva no próximo dia 02 de dezembro, a partir das 12h00 no Centro Educacional, Cultural e Esportivo Paulo Freire.
O evento é realizado a partir de parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP e contará com diversas apresentações de instituições de Capão Bonito e região, como o Centro de Atendimento Multifuncional Pedagógico – CAMP, APAEs, Centro Quero Vida e Escola Municipal Profª Isolina Leonel Ferreira. Haverá interpretação em libras durante todo o evento.
Segundo os organizadores a intenção da Virada Inclusiva é conscientizar a população na garantia e no respeito aos direitos da pessoa com deficiência e mostrar o trabalho realizado pelas instituições.
“Queremos tornar visíveis os invisíveis, ou seja, mostrar a importância da inclusão. Expor e conscientizar que em Capão Bonito têm pessoas que precisam de acessibilidade”, falou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Mario Rodolfo.
Programação
12h00: Abertura – Acolhimento e lista de presença
12h30: Abertura Oficial
13h00: Início das apresentações – CAMP
13h25: APAE de Capão Bonito – Música
13h50: APAE de Buri – Apresentação lúdica
14h15: APAE de Ribeirão Grande – Música e violão
14h40: APAE de Guapiara – Música e interpretação (cantora)
15h05: Centro Quero Vida – Grupo Melhor Idade – Dança e zumba
15h30: Escola Municipal Profª Isolina Leonel Ferreira – dança com o tema “A cor do Brasil”
15h50: Encerramento – Participação da atriz Lylyne Mendes com a música “Você vai gostar de mim”
16h00: Lanche
Exposições
Além das apresentações, no local haverá exposições em painéis:
As APAEs apresentarão os trabalhos manuais realizados durante o ano.
Poesia do Grupo Essência – “Todos Somos Um”, de Paulo Cesar Ratinho.
Grafite – “Telas em Aquarela” e fotos “Mundo de Uma Bailarina”.
Fotos – “Olhar Social” – Escola Dr. Raul Venturelli – Prfª Alecssandra Ferreira
Filme – “Pelas Lentes Cinematográfica” de Danilo Cacciacarro.
Teatro – “Abram-se as Cortinas” por Alexandre Mendes.
Fotos e álbuns das atividades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Casa do Adolescente.
Virada Inclusiva
A Virada Inclusiva promove atividades nas ruas, praças, parques, museus e teatros em 61 cidades do Estado e foi pensada para integrar e estimular pessoas com e sem deficiência a participarem das atrações. A programação é inclusiva, acessível e gratuita, e conta com atividades culturais, esportivas e de lazer, como apresentações de teatro, música e pinturas com bocas e pés. O trabalho do grupo foca na estratégia de ação e mobilização social baseada na militância, promovendo a integração com organizações ligadas à defesa das pessoas com deficiência.
Com apoio de 80 parceiros, entre organizações da sociedade civil, prefeituras e a participação voluntária de artistas, o evento promove mais de 500 atrações no total. Os municípios que recebem a Virada Inclusiva são Aguaí, Araraquara, Arealva, Barretos, Barueri, Bauru, Bebedouro, Bertioga, Cabreúva, Cajati, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capão Bonito, Caraguatatuba, Catanduva, Cordeirópolis, Cruzeiro, Diadema, Dois Córregos, Dracena, Embu, Espírito Santo do Pinhal, Ferraz de Vasconcelos, Guarujá, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapeva, Itápolis, Itararé, Itirapina, Itu, Jacupiranga, Jaú, Jundiaí, Juquiá, Martinópolis, Mogi das Cruzes, Morro Agudo, Nhandeara, Osasco, Pariquera-Açu, Pederneiras, Pindamonhangaba, Piracicaba, Poá, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Reginópolis, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Cruz das Palmeiras, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré, Tarumã e Taubaté.