AÇÃO: MARÇO LILÁS – O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar.
Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.
O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
A Secretaria Municipal de Saúde de Capão Bonito, dentro de suas atribuições ofertará um mês de Conscientização e Intensificação quanto ao Programa de Saúde da Mulher – propondo como meta principal a Prevenção e Promoção á Saúde.
Programação – As Unidades de Saúde tanto em área urbana quanto em área rural, estarão acolhendo o público feminino no decorrer do mês, com palestras, rodas de conversa e orientações quanto á diversos temas que abordam o Programa de Atenção á Saúde da Mulher – Vacinação contra o HPV, Gestação, Puerpério, Planejamento Familiar, Gravidez na Adolescência, Climatério, Cuidados com a Saúde Feminina, Violência Doméstica entre outros.
Também será ofertada, dentro do acolhimento, a programação da coleta do exame Papanicolau para a população de 25 á 59 anos que estão em atraso com esse compromisso de rastreamento do Câncer de Colo Uterino.
“As ações estão sendo divulgadas nas Unidades e para conhecimento de datas a população deverá se informar no posto de saúde á que pertencem – próximo á sua residência, participando ativamente e obtendo além do cuidado a educação em saúde dentro do que o SUS oferece. Mulher, planeje-se: cuide da sua saúde”, destacou a coordenadora do ESF/AB – Luana Daniel.