Programa de investimento e melhorias avançou nos principais bairros rurais de Capão Bonito
INVESTIMENTO NA ZONA RURAL – Capão Bonito conseguiu nos últimos anos melhorar a qualidade de vida nos principais bairros rurais com muitas obras e investimentos.
A quadra poliesportiva multiuso com vestiários “Juraci Sudário de Souza” do bairro dos Proenças, inaugurada no último domingo, 29 de abril, foi um bom exemplo disso.
Quinto em extensão territorial no Estado de São Paulo, o município criou um programa específico no começo de 2009 para trazer novas perspectivas para quem mora no campo.
O programa vem proporcionando resultados positivos com melhorias em saneamento, estradas, saúde, iluminação, construção de praças e até escola.
O último Censo de 2010, mostra que o município conseguiu reduzir o êxodo rural com os investimentos.
“Os investimentos públicos trazem novas perspectivas. Uma quadra com está significa muito para nós. É mais opção de lazer, além de atender melhor os estudantes”, destacaram moradores no último domingo, que foi de festa no Proenças.
A solenidade contou com a presença do prefeito Julio Fernando, do vice Marco Citadini, do presidente da Câmara José Maria Nunes, vereadores e também do ex-prefeitos Roberto Kazushi Tamura e Hélio de Souza que elogiaram o investimento efetuado no bairro.
“Essa quadra não é uma simples quadra, é um ginásio e a comunidade dos Proenças merece este investimento”, afirmou o ex-prefeito Roberto Tamura.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação que coordenou as obras com Secretaria de Planejamento, a quadra é a maior do perímetro rural do município e atenderá tanto alunos da escola do bairro como a comunidade.
A obra, estimada em R$ 588.825,77, foi executada pela empresa Gtech Engenharia Ltda.
A construção da quadra era uma reivindicação antiga do bairro e os moradores se mostram muito satisfeitos com as ações da prefeitura.
Administrando de forma homogênea – O prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini destacaram em seus discursos, que a administração municipal vem expandindo o Programa de Melhorias na Zona rural em 2012 e também numa política agrícola para beneficiar os agricultores familiares.
“Somos um município que tem sua economia baseada na agricultura e, portanto, o campo precisa ter um cuidado especial. Um bom exemplo disso é o Programa de Compra Direta para merenda escolar, que começou com 40 e hoje já atende 190 produtores. O Programa está dobrando há cada ano e se transformou uma das principais ações de nossa política agrícola, melhorando a renda nas comunidades rurais. Melhorar as condições de vida com obras e investimento é outro complemento importante. As melhorias já beneficiaram bairros como Tomés, Ferreira das Almas, São-paulino, Moreiras, Lemes, Ana Benta, Pinhalzinho, Taquaral, Mato Pavão, Querência do Turvo, Distrito do Turvo, Tamanduá, São José Abaixo e agora Proenças”, destacou o vice –prefeito Marco Citadini
O prefeito Julio Fernando destacou em suas palavras os investimentos de forma homogênea tanto na zona urbana como rural.
“O campo vem recebendo importantes obras e também a zona urbana. Administrando com coerência, cortando gastos desnecessários é possível se fazer mais e melhor e chegar a quem mais precisa. Vamos continuar acelerando as ações até o ultimo dia do nosso mandato”, alegou o prefeito Julio Fernando.
Familiares de Juraci Sudário também agradeceram a homenagem.
A inauguração da quadra dos Proenças foi mais um evento da programação de aniversário da cidade.
Segundo informações da assessoria de comunicação, outras inaugurações estão programadas para este primeiro semestre como o da Agência do INSS (data deve ser definida na próxima semana).