ILUMINAÇÃO PÚBLICA – O prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini anunciaram nesta semana o processo licitatório para a 7ª Etapa do Programa de Melhorias em Iluminação Pública.
A nova etapa terá um investimento estimado em mais de R$ 200 mil e atenderá tanto locais e bairros da zona urbana como rural.
Segundo informações do secretário de Governo – Mario Angelo Milani, serão um total de 200 luminárias, beneficiando bairros rurais como Sítio Velho, Ferreira das Almas, Tomés, Mendes, São José Abaixo, Braz, São Paulinho, Cordeiros, Ferreira dos Matos, Itanguá, Água Quente, Cerrado, Recanto dos Pescadores, Turvo dos Pedrosos, Ana Benta, Pinhalzinho, além de ruas de bairros urbanos como Querência.
“O prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini fizeram nos últimos meses um mapeamento com base na demanda apresentada por representantes de associações e moradores dos bairros rurais e urbanos. Sem dúvidas a administração municipal executou nos últimos anos o maior Programa de Melhorias da história da cidade”, ressaltou Milani.
Capão Bonito já realizou desde 2009, seis etapas do Programa Municipal de Melhorias em Iluminação Pública.
O programa já beneficiou bairros como o Taquaral Abaixo, mais de 35 quilômetros distantes da zona urbana, e que ganhou mais de 70 pontos de iluminação.
A melhoria era esperada há mais de 12 anos e melhorou a identidade visual da comunidade.
“Aqui antes era muito escuro à noite. Com chuva então as coisas ficavam bem complicadas. A iluminação melhorou muito a nossa qualidade de vida”, destacam os moradores do Taquaral.
Segundo a prefeitura “o poder público entende perfeitamente o que representa a iluminação urbana para o bem estar e desenvolvimento do município”.
“Cada vez mais as prefeituras estão descobrindo que investir em iluminação urbana é um bom negócio, pois os retornos são certos, rápidos e visíveis. Cidade bem iluminada atrai turistas, traz mais segurança para as pessoas e para o trânsito, ajuda na preservação do patrimônio da cidade e na proteção ao meio ambiente, melhora a ambiência urbana e a interação social”, destaca o prefeito Julio Fernando.
Taxa de iluminação na conta de energia – As etapas do programa de iluminação pública estão sendo possíveis graças a mudança na forma de cobrança da taxa de iluminação.
Antes a taxa era cobrada no carnê de IPTU e desde o final de 2009 passou a ser cobrada na conta de energia, através de projeto enviado pelo Executivo e aprovado na Câmara de vereadores.
A mudança democratizou os investimentos no setor, permitindo que o governo municipal investisse e beneficiasse quem realmente precisa.







