Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Catadores da Acamar iniciam beneficiamento de plásticos

acamar-plasticos-17-12-2011RECICLAGEM – Os catadores e catadoras da Acamar (Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Capão Bonito), juntamente às outras dez cooperativas que integram a Rede Solidária Cata-Vida, e o Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania) inauguraram, no dia 13 de dezembro de 2011, a Divisão Polímeros – Unidade de Beneficiamento dos Plásticos PP e PE, em uma solenidade que contou com a participação de 207 convidados, entre representantes de entidades, sindicatos, prefeitos, deputados, vereadores, secretários municipais e catadores de Sorocaba e Região.

A Divisão Polímeros da Rede Cata-Vida é a primeira fábrica do país administrada por cooperativas de catadores a produzir tubos para canos de esgoto a partir dos polímeros PP e PE. Serão processados os materiais PP – Polipropileno (potes de margarina, potes de sorvete, caixas de bebida, tampas, utilidades domésticas, entre outros) e PE – Polietileno (embalagens de detergentes, de shampoos, garrafinhas de óleo automotivo, tampas, tambores para tintas, potes, entre outros). A partir de agora, esses materiais, depois de separados pelos moradores de Capão Bonito e coletados pelos catadores da Acamar seguirão para a fábrica em Sorocaba, onde serão beneficiados e transformados em matéria prima e em novos produtos.

A unidade industrial possui três linhas de produção. Na primeira linha serão efetuadas as atividades de lavagem, moagem e secagem do PP e PE. A segunda linha vai extrusar e transformar os polímeros em granulados que serão comercializados como matéria prima para as indústrias. Na terceira linha de produção os polímeros PP serão transformados em tubos para serem utilizados pela construção civil na forma de cano para esgoto. E os polímeros PE serão transformados em mangueiras, normalmente utilizados para irrigação na agricultura.

Com esta inauguração, o sonho que vem sendo construído coletivamente desde 2001 e que começou a ser concretizado em 2008 com o beneficiamento do papel e do óleo residual de fritura, a Rede Solidária Cata-Vida concretiza este processo de verticalização da coleta seletiva e fortalece ainda mais os empreendimentos solidários dos catadores.

Os 280 catadores organizados em cooperativas que integram a Rede Cata-Vida são protagonistas de todo o processo que envolve a cadeia produtiva da reciclagem, começando pela coleta dos materiais, a triagem, o armazenamento, o beneficiamento, o transporte e a comercialização dos materiais. A partir de agora, não são mais apenas materiais enfardados e comercializados às indústrias de beneficiamento. No caso dos polímeros, agora serão também produtos beneficiados.

“Essa fábrica representa um sonho realizado que há muito tempo a gente estava esperando e, tanto na minha vida, como na vida de todos os catadores, acho que todos os materiais vão ter um preço mais alto e um ganho melhor pra todo mundo. Acho que foi bom para todas as cooperativas e para todos os catadores, e até para quem veio nos visitar hoje, que sirva de exemplo do que é uma rede, e a gente está aberto para as novas cooperativas e novos catadores. É ir somando força que a gente só tem a ganhar”, comentou a catadora presidente da Acamar, Maria Cristina Viana.

A Divisão Polímeros integra o processo de verticalização da coleta seletiva da Rede Cata-Vida, organizado pelo CEADEC, com patrocínio da PETROBRAS e apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, da Prefeitura de Sorocaba e do BNDES.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp