SAÚDE DA FAMÍLIA – A Prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal da Saúde, vem desenvolvendo vários projetos e ações para mudar a realidade da saúde pública.
Por muito tempo o sistema vigente foi baseado em modelos econômicos das necessidades em saúde, onde a lógica era tratar a doença e não cuidar da saúde.
Analisando a insuficiência de acesso a atenção básica, a situação de sobrecarga nas portas de urgência as dificuldades de acesso a consulta e procedimentos efetivos em algumas especialidades e o elevado número de internações novos protocolos foram adotados.
De acordo com a secretaria, os dados demonstravam fragilidade no vínculo e descrédito dos usuários na atenção básica.
Segundo a coordenadora da ESF, Maria M. Senciatti, para melhorar a qualidade de vida desta população, baseada nos princípios e diretrizes que norteiam a Estratégia da Saúde da Família, com cobertura de 68,7% da população de Capão Bonito, a ESF que conta hoje com nove equipes, tem o seu principal propósito de reorganizar a prática da atenção a saúde substituindo o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto das famílias e com isso melhorando a qualidade de vida da nossa população assistida por equipes multiprofissionais, composta por médicos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, dentistas, Assistente social, Psicóloga, Educadores físicos, Pediatras, Otorrino, Fisioterapeutas, Nutricionistas ACS, entre outros.
“Capão Bonito apresenta grandes conquistas para a saúde publica nesses últimos anos, das quais podemos destacar, entre outras a expansão da atenção direta a população, redução da mortalidade infantil, a eliminação e controle de doenças de grande impacto sobre a saúde da população, destacamos ainda a melhoria dos níveis sanitários da população, entre outros, uma luta, embora as vezes não perceptível para a maioria da população mais ações que não podemos negar avanços alcançados pelos quais repercutem de forma muito importante sobre a saúde populacional capão-bonitense”, destacou Maria Senciatti.
As unidades da ESF esta inserida no primeiro nível de ações e assistência como:
Cadastramento da clientela e acompanhamento dessa população.
Acolhimento nas unidades, consultas medicas e de enfermagem
Procedimento de enfermagem, orientações aos pacientes, encaminhamentos para especialidades, visita domiciliares, agendamento de consultas, terapias em grupos e individual, Palestras sobre todos os temas e realizações de campanhas preconizadas pelo ministério da saúde, matriciamento para todos os profissionais e reuniões de equipes regularmente.
Capacitação – Inserida nessas ações, nos dias 17 e 18 de setembro,ministrada pelo dr. Bruno Augusto Fernandes Moreira foi realizada capacitação como parte da educação continuada para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde da atenção básica do município, onde os temas trabalhados foram:Uniformização do tratamento medicamentoso para dependentes de nicotina participantes do grupo de tabagismo,Fluxograma para encaminhamentos de pacientes renais crônicos, de acordo com o matriciamento que vem ocorrendo no AME de Itapetininga com nefrologista,Exames Clínicos e diagnostico de Hanseníase, visando a identificação precoce e tratamento, com o objetivo de evitar seqüelas.
“Acreditamos que dessa forma, possamos hierarquizar as ações de serviços, promovendo a saúde e estabelecendo relações entre os adoecidos e o processo de trabalho, de forma integral e equânime da nossa população, pois com responsabilidade e compromisso com que nossas equipes vem se dedicando, o objetivo é uma resolutividade com qualidade a atenção básica, sendo capaz de responder a maioria das necessidades da saúde da nossa população. Parabéns a todos os profissionais que compõem essa grande equipe”, destacou a coordenadora da ESF – Maria M. Senciatti.

