ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MUNICÍPIOS – O prefeito e presidente do Condersul (Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudoeste) – Julio Fernando Galvão Dias esteve na semana passada visitando a Associação Paulista de Municípios (APM).
Como presidente do consórcio, o prefeito tomou ciência dos preparativos da audiência com o governador Geraldo Alckmin para tratar de assuntos de interesse dos municípios filiados a APM.
“Nossa meta é discutir uma ‘agenda anticrise’ com o governador. Tem muitas cidades que já estão fazendo malabarismos para viabilizar a folha de pagamento, além de cortar obras e investimentos em vários setores prioritários. O apoio do governo estadual neste momento será muito importante”, ressaltou o prefeito na visita.
No começo deste mês, o governador já recebeu no Palácio dos Bandeirantes a diretoria da APM, representada pelo prefeito de São Manuel e presidente -Marcos Monti; o tesoureiro geral – Vick Nhola, o secretário geral – Carlos Cruz e o presidente da UVESP, Sebastião Misiara.
Na ocasião os representantes levaram a ele a agenda da campanha “Municípios contra a Crise”.
Para o presidente do Condersul, a APM tem cumprido seu papel político na sociedade como entidade suprapartidária, assessorando prefeitos (as), vice-prefeitos (as) e vereadores (as), em alto nível nas questões técnico-administrativas e jurídicas, na organização dos serviços públicos, na sistematização das ações dos Conselhos Municipais e, principalmente, na defesa dos interesses dos Municípios diante dos Poderes Executivo e Legislativo, da União e do Estado, na busca pela emancipação política e financeira.
APM – A Associação Paulista de Municípios é uma entidade civil de âmbito estadual com 60 anos de história.
Nasceu de um movimento surgido na década de 40, denominado Bandeira dos Prefeitos.
Em 30 de outubro de 1948, foi institucionalizada como entidade representativa. Hoje a APM é a legítima representante dos 645 Municípios do Estado de São Paulo, além de ter participado do processo de fundação de entidades congêneres na grande maioria dos Estados do nosso País.
Sua força de congregação dos Municípios se faz sentir nas conquistas alcançadas ao longo de todo o período de sua existência, sendo pioneira dos movimentos nacionais e estaduais para as mudanças da Legislação, principalmente Constitucionais, sempre em benefício dos Municípios.
Tem assento em dezenas de Conselhos, com destaque para o Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e os de Consumidores das Companhias de Energia Elétrica: Bandeirantes, CPFL, Elektro, Eletropaulo e Piratininga.
Está sempre presente, a convite das diversas Comissões do Congresso Nacional e da Assembléia Legislativa, nas discussões dos grandes temas de repercussão em assuntos municipais.