MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – Quando se trata de relações humanas, é impossível que, vez ou outra, não se tenha conflitos.
E a escola não escapa dessa lógica. Casos de indisciplina, violência e desentendimentos entre alunos podem ocorrer.
Diante deste contexto, muitas cidades estão investindo em cursos para preparar mediadores para abrir um caminho de diálogo entre os envolvidos em um conflito para tentar solucioná-lo de forma pacífica.
A Secretaria de Educação de Capão Bonito, também atenta a esta necessidade disponibilizou para educadores da Rede Municipal o Curso Mediação de Conflitos na Escola, ministrado pela profª. Selma do Carmo Bührer e pela psicóloga Bruna B. C. Miori – da SALLUZ Consultoria.
O curso foi ministrado de 11 a 14 de agosto no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Na abertura, o prefeito Julio Fernando e a secretária de Educação profª. Claudia Maria Ferreira Miyamoto estiveram presentes e destacaram a importância de se investir na formação e qualificação dos educadores.
“Capão Bonito vem evoluindo muito tanto na estrutura educacional com a construção de creches e escola como na qualificação. São investimentos que se refletem diretamente nos principais índices educacionais do município”, afirmou o prefeito Julio Fernando.
Na abertura do curso, houve uma apresentação sobre as expectativas da formação com a primeira parte destacando as Ferramentas de Gestão para prevenção de conflitos – liderança, seguido de construção de Projeto Pessoal.
A segunda parte foi focada em Conflitos e Mediação – conceitos e prática de medicação vivenciada.
O desfecho abordou avaliação de reação.
De acordo com a profª. Selma Bührer, o objetivo do curso, foi capacitar professores, coordenadores e diretores sobre ferramentas e alternativas de soluções de conflitos nas escolas.