Audiência na Secretaria de Habitação discute agilização dos projetos da Vila Maria e Boa Esperança
HABITAÇÃO – “Queremos executar com o apoio do governo estadual o maior Programa de Habitação da história do município, reduzindo expressivamente o déficit habitacional e proporcionando melhor qualidade de vida a centenas de família que sonham com a casa própria”.
A afirmação audaciosa é do prefeito Julio Fernando Galvão Dias, que com uma comitiva composta pelo vice-prefeito Marco Citadini, o vereador Braz Lucchi de Capão Bonito e Paulo Tarzã de Itapeva, o secretário de Agropecuária – Joaquim Mendes de Proença Júnior e do arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento, Wagner Pereira, participaram de uma audiência com o secretário de Habitação do Estado, deputado Silvio Torres na tarde da última segunda-feira, 08, na capital Paulista.
A audiência, realizada em conjunto com outras cidades, foi agendada pelo secretário de Saneamento, deputado Edson Giriboni, que também participou da reunião.
Na audiência, o prefeito pediu a aceleração dos projetos habitacionais da Vila Maria – 300 casas e do Jardim Boa Esperança – mais 30 moradias.
“Queremos concluir o Boa Esperança o mais rápido possível. Além das casas também já está incluído no projeto as obras de infraestrutura. O projeto da Vila Maria também está sendo aguardando por muitas famílias e é fundamental para reduzirmos o déficit habitacional”, justificou o prefeito, que manifestou a intenção de executar outros projetos como a Vila Dignidade e de moradias para servidores municipais nas próximas etapas.
O arquiteto de Capão Bonito, Wagner Pereira chegou a sugerir que a Secretaria de Habitação estude a utilização de estruturas pré-montadas de alto padrão técnico e qualidade para agilizar ainda mais os projetos.
Segundo técnicos da secretária que acompanharam a reunião, os projetos estão sendo finalizados e se for possível a transferência de famílias que estão no restante das casas do Boa Esperança pode caminhar ainda mais rápido.
A Secretaria de Planejamento de Capão Bonito vem priorizando os projetos, agilizando todos os detalhes burocráticos para que as obras se iniciem.
O governador Geraldo Alckmin assinou em maio os convênios e protocolos de intenções com as prefeituras para a construção de 5.753 moradias pelo Programa Parceria com Municípios (PPM).
“São dois programas: um com as prefeituras, de 5.700 unidades, e mais 5 mil que nós vamos abrir para o cadastramento das associações e entidades para mutirão habitacional aqui na Região Metropolitana de São Paulo. As habitações construídas já terão toda a infraestrutura embutida. Elas já vem com meio fio, sarjeta, galeria, asfalto, energia elétrica, tudo incluído”, afirmou o secretário Silvio Torres.
Os recursos previstos para a construção das moradias pelo Programa Parceria com Municípios são da ordem de R$ 380,9 milhões. Os empreendimentos serão implantados em terrenos doados pelos municípios. As prefeituras vão administrar as obras diretamente, com repasse de recursos e supervisão da CDHU. Os imóveis serão destinados a famílias de baixa renda, que vivem em áreas de riscos ou que serão selecionadas por meio de sorteio público.
Ao final da audiência, o prefeito Julio Fernando concedeu uma entrevista à assessoria de imprensa da Secretaria de Habitação, onde elogiou as ações do governo estadual e dos secretários Silvio Torres e Edson Giriboni.