Por Regina Maria Lincoln Tallarico
As oficinas, voltadas para professores do sistema municipal de ensino, visam resgatar o prazer de ler e escrever cartas
A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire”, em parceria com a CCR/SPVias, como mais uma ação de incentivo à leitura, no dia 11 de junho, proporcionou aos professores do sistema municipal de ensino o “Ler é uma Viagem”, oficina pedagógica “Dom Quixote das Crianças como inspiração da Escrita Sensível”, que foi pensada e criada para oferecer aos participantes do projeto “Estrada para Cidadania” um momento de experiência com escritas de cartas. O objetivo foi o de vivenciar a capacidade da escrita a partir de provocações lítero-musicais.
O “Ler é uma Viagem” realiza projetos de incentivo à leitura no Brasil há 12 anos e trouxe para Capão Bonito uma oficina inspirada na obra “Dom Quixote de La Mancha” de Miguel de Cervantes, em que a personagem de Monteiro Lobato – um dos clássicos da literatura brasileira, Dona Benta, reúne crianças do Sítio do Pica-Pau Amarelo para ouvir as histórias de Dom Quixote de La Mancha, um fidalgo que ao ler romances de cavalaria, acredita que tenham sido verdadeiros e decide sair pelo mundo para viver sua própria aventura. A simpática vovó incorpora em cada fala todas as emoções do guerreiro aventureiro e consegue envolver tanto os personagens quanto os leitores em uma atmosfera de emoção e diversão.
O projeto lança mão do recurso da escrita de cartas, prática que vem se perdendo ao longo dos anos, para envolver os participantes. A principal atividade proposta pela oficina é a de professores participantes escreverem uma carta, sem destinatário obrigatório. Por meio de interatividade, entre os participantes, as cartas são lidas e histórias emocionantes surgem nesse processo, algumas endereçadas aos colegas e aos entes queridos, outras contam trajetórias de vida, recados a amigos e por aí vai, aguçando o gosto pela escrita e linguagem.
Conduzidos por uma leitora pública, os participantes são convidados a “viajar” pelos caminhos fantásticos da literatura, acompanhados pela sutileza da música.
Entre as oficinas do Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire”, neste semestre, oferecidas para formação dos professores, o “Ler é uma Viagem” trouxe uma proposta diferenciada, a de que não somente incentivo a leitura, mas também ao regaste valorativo e prazeroso da escrita em seus diferentes gêneros.
Lei de incentivo
Aprovado pela Lei Rouanet, “Dom Quixote de Lobato” tem patrocínio integral do Grupo CCR, percorrendo 50 cidades dentro da abrangência das rodovias somente este ano de 2015, entre as quais Capão Bonito está inserida. A ação faz parte do programa “Estrada para Cidadania” da CCR, que incluiu oficinas de leitura e escrita criativa para educadores.
