Prefeito, vereador, secretário e representantes do Kai Kan foram recebidos pelo cônsul do Japão

CONSULADO_JAPAO-24-06-2011BRASIL-JAPÃO – O prefeito de Capão Bonito, Julio Fernando Galvão Dias, o vereador Hélio Yukio Nomoto (PSDB) – representando o poder Legislativo, o secretário de Governo – José Toshio Saito e representantes da Associação Esportiva Kai Kan foram recebidos na semana passada pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe.

Kazuaki Obe esteve em Capão Bonito em março deste ano, acompanhado de sua esposa, a Consulesa Eiko Obe.

Durante a visita, o cônsul se encontrou com membros da diretoria da Associação Cultural e Esportiva Kai Kan e autoridades municipais e visitou locais como a Santa Casa de Capão Bonito, onde o consulado já fez uma importante contribuição de equipamentos.

Novamente a troca de gentilezas e elogios entre os representantes dos dois países foi a tônica do encontro de discutiu o estreitamento das relações e possíveis parcerias com o governo Japonês.

O prefeito Julio Fernando pediu apoio do consulado no sentindo de trazer empresas interessadas em investir no Brasil e em especial em Capão Bonito.

“Nossa cidade vive uma nova fase e estamos agora trabalhando para gerar novos empregos. Temos uma colônia japonesa numerada e que atua de forma ativa e importante na economia de nossa cidade. O apoio de um país amigo como o Japão pode contribuir muito para desenvolver nosso município”, destacou o prefeito.

O cônsul Kazuaki Obe agradeceu muito pela recepção na cidade e se colocou a disposição da cidade.

“As relações entre o Estado de São Paulo e o Japão são bastante estreitas, pois se trata do Estado que abriga a maior comunidade de descendentes de japoneses do mundo, somando-se mais de 1 milhão de nipo-brasileiros, além de ser o centro econômico do Brasil. Desde minha posse em 2009, tive a oportunidade de visitar aproximadamente 80 cidades do Estado de São Paulo, entre elas Capão Bonito, além de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, todas dentro da área de jurisdição deste Consulado. Por conta de assuntos políticos e econômicos, bem como por meio do programa de Assistência a Projetos Comunitários (APC) e através dos serviços consulares, pude conhecer um grande número de brasileiros e de nipo-brasileiros. É motivo de imenso contentamento e orgulho poder desempenhar minha função em um local como este, neste grande país de futuro e nação de esperança, ainda mais por se tratar de uma terra que possui como tesouro histórico-cultural, o registro de uma imigração que remonta a mais de cem anos de história”, afirmou o cônsul.

Kazuakie Obe graduou-se em 1975 pela Faculdade de Economia da Universidade Soka e ingressou imediatamente no Ministério dos Negócios estrangeiros do Japão. Em julho de 1987 tornou-se Diretor Adjunto da Segunda Divisão da América Latina e do Caribe, onde foi conduzido ao cargo de Diretor Adjunto da Divisão de Cooperação Multilateral, em outubro de 1989.

Em 1991 se tornou Primeiro Secretário da Embaixada do Japão na Argentina. Em 1993 se tornou Primeiro Secretário da Embaixada do Japão na Austrália.

Ainda atuou como Conselheiro da Secretaria de Gabinete, Seção de Política Interna em Junho de 1995 e Diretor de Operações do Instituto de Formação de Pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em 1999, assumiu o cargo de Diretor da Divisão de Cooperação para o Desenvolvimento do Departamento de Cooperação Econômica, e mais tarde a Diretoria da Divisão de Cooperação para o Desenvolvimento do mesmo Departamento, onde encerrou o ano como Diretor da Divisão de Cooperação Técnica.

Em 2000 foi nomeado Conselheiro da Embaixada do Japão na Arábia Saudita e em 2002, se tornou Ministro da Embaixada do Japão na Argentina.

Em maio de 2006 assumiu a Diretoria de Planejamento e Coordenação da Japan International Cooperation Agency (JICA) e desde novembro de 2008 foi designado Cônsul Geral do Japão em São Paulo.

Mais notícias