Capão Bonito tem posto de arrecadação
CAMPANHA DE DESARMAMENTO – O 54º Batalhão da Polícia Militar de Itapeva, responsável também por Capão Bonito, está incentivando a adesão a Campanha de Desarmamento.
Para isso o Setor de Relações públicas preparou um informativo sobre a campanha com o objetivo de trazer informações aos cidadãos.
Conheça a campanha
A Campanha Nacional do Desarmamento tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para retirar de circulação o maior número de armas de fogo possível e contribuir para a redução da violência no País.
Estudos como o Mapa da Violência, divulgado em fevereiro deste ano pelo Ministério da Justiça, apontam diminuição da violência e queda nos índices de homicídio no período das campanhas anteriores. Portanto, a medida se mostra eficaz e cumpre determinação do Estatuto do Desarmamento.
Como funciona a entrega de uma arma de fogo
Alem dos postos de entrega divulgados pelos veículos de comunicação, qualquer pessoa que queira entregar arma de fogo e munições deve se dirigir também aos Batalhões e Companhias da Policia Militar.
Na área de abrangência do 54º BPM/I os postos de arrecadação estão localizados respectivamente:
• Sede 54º BPM/I – Rua Cel Crescêncio, 592 – Centro – Itapeva/SP
• 2ª Companhia de PM – Rua Pedro Alves Xavier, 100 – Bairro Bela Vista – Capão Bonito/SP
Antes disso, é importante retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma. Para conseguir a guia, basta entrar no site da PF (www.dpf.gov.br). Com ela, você pode se locomover de maneira legal e segura. Importante, ainda, descarregar e embalar a arma.
Desde o início da campanha o 54º BPM/I recolheu 09 (nove) armas que serão inutilizadas no ato da entrega nos postos credenciados. Posteriormente, serão encaminhadas ao setor especializado da Polícia Federal para o descarte total, que poderá ser feito por meio da queima em fornos industriais de alta temperatura.
Como receber a indenização
Ao chegar à unidade credenciada mais próxima para o recolhimento da arma, o cidadão receberá um protocolo do Banco do Brasil, composto de 16 dígitos, e uma senha de quatro dígitos, única e intransferível, que ele mesmo cadastrará na hora.
De posse deste documento, o cidadão deve se dirigir a uma das agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil. O prazo para sacar a indenização é de 24 horas até 30 dias após a entrega da arma. O valor pode variar de R$ 100, R$ 200 e R$ 300, conforme a arma de fogo.