2º Encontro de Turismo e Meio Ambiente reúne gestores, profissionais e comunidade para debater turismo sustentável e preservação ambiental

Evento realizado em Capão Bonito promoveu diálogos, palestras e painéis sobre ecoturismo, agricultura sustentável e educação ambiental como ferramentas de desenvolvimento regional

Por Wagner D´Antonio

TURISMO EM PAUTA | Na última quinta-feira (25/09), Capão Bonito sediou o 2º Encontro de Turismo e Meio Ambiente, um importante espaço de diálogo voltado ao desenvolvimento sustentável da região.

Realizado no Auditório da Fatec, das 8h às 16h, o encontro reuniu gestores públicos, instituições, profissionais da área e a comunidade local para discutir ideias que unem turismo responsável e preservação ambiental.

Organizado pela Prefeitura de Capão Bonito, por meio da Divisão de Turismo, do Departamento de Meio Ambiente e da Divisão de Agricultura, o evento teve como objetivo promover a troca de experiências e construir estratégias que fortaleçam iniciativas já em andamento, projetando novos caminhos para o futuro sustentável da região.

“A proposta foi debater estratégias que fortaleçam iniciativas já em andamento e projetem novos caminhos para o futuro sustentável da região”, destacou a diretora de Turismo, professora Janaina Faia, durante a abertura.

A programação contou com palestras, painéis temáticos e rodas de conversa. Entre os destaques, a Comissão de Meio Ambiente da OAB de Capão Bonito apresentou o painel “A Utilização da Água nas Atividades do Meio Rural”. O gestor dos parques PENAP (Parque Nascentes do Paranapanema) e Intervales, Thiago Conforti, abordou o crescimento do turismo nas Unidades de Conservação.

O evento também contou com um painel de turismo gastronômico no meio rural, apresentado por Fabrício Olivati, Rafael Denardi e Maria Dalma Guerra, além da discussão sobre o desenvolvimento do turismo rural junto ao produtor com Patrícia Faria e Ana Claudia Rocha Braga. Outro destaque foi a palestra de Lila Santos, da ARKHÉ e IDEAS, sobre a importância da orientação e suporte às comunidades rurais no desenvolvimento do turismo.

No período da tarde, houve apresentações sobre as ações do Portal Serra do Paranapiacaba, com representantes da Grande Reserva da Mata Atlântica; a ACAMAR com Turismo Responsável, conduzido por Cristiano Ferreira; a Toca da Coruja, com Thiago Mochiutti; e o debate sobre a qualificação de guias de turismo como instrumento para o desenvolvimento sustentável, com a participação da Associação de Guias Conexão da Mata, Altos Rumos e Muriqui Ecoturismo.

O encerramento foi marcado pela atualização das ações regionais com o RT Vereadas da Mata Atlântica.

O prefeito Júlio Fernando ao lado da primeira-dama Ana Luiza, o vice-prefeito Roberto Tamura, o diretor de Indústria e Comércio – João Carvalho e o vereador Neto Tallarico prestigiaram o encontro e reforçaram a importância da integração regional.

“Além de discutir o papel do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, o evento trouxe reflexões sobre a necessidade de equilibrar crescimento e preservação”, destacou o prefeito.

O público teve a oportunidade de conhecer boas práticas aplicáveis em diferentes contextos, sempre com foco na responsabilidade ambiental e no fortalecimento da identidade cultural e natural do território.

O 2º Encontro de Turismo e Meio Ambiente contou com apoio do Sebrae, COMTUR, Grande Reserva Mata Atlântica, PENAP, Fatec, Etec, Vereadas Mata Atlântica, OAB, Porthal Rastro da Serpente, Altos Rumos, ACAMAR, Peabirú Portal Turístico e IDEAS, reafirmando o compromisso de Capão Bonito com a sustentabilidade.

Mais do que um evento, o encontro foi um convite à reflexão e à ação conjunta, em prol de um futuro equilibrado, onde desenvolvimento e preservação caminhem lado a lado.

Mais notícias