CULTURA | Na noite do último sábado, 28/10, no auditório do Centro Educacional “Paulo Freire” aconteceu um grandioso evento com apresentações emocionantes no 1° Encontro Regional de Viola Caipira que contou com a participação de músicos/alunos de várias cidades.
O evento já emocionou no começo com a apresentação de poema da artista Maria Clara e com o Hino Nacional tocada pelo ponteado perfeito da viola do prof. Marcos Vinicius que sem dúvidas é um dos grandes instrumentistas da região e vem impulsionando a cultura e música raiz ministrando cursos.
O prefeito Júlio Fernando, a primeira-dama e secretária de Educação – Ana Luiza, o diretor de Cultural – prof. Alexandre Mendes, o vereador e violeiro Celso Caiubi Albuquerque de Buri, além de um ótimo público prestigiaram o evento.
“Parabenizo ao prof. Marcos Vinícius Proença, a Secretaria de Educação e Cultura, a Divisão de Cultura, a Faesp, SENAR e a todos os mobilizados para o encontro que valorizou nossa música e raízes”, afirmou o prefeito Júlio Fernando que ao lado da secretária receberam medalhas de reconhecimento pelo apoio ao setor cultural.
Segundo o professor Marcos Vinicius, no encontro houve a presença de alunos da cidade de Capão Bonito, Buri, Campina do Monte Alegre, Guapiara e Taquarivaí e a sua realização foi a concretização de um sonho.
“Só tenho a agradecer ao prefeito Júlio Fernando, a secretária Ana Luiza, ao diretor Alexandre Mendes, ao Sindicato Rural de Capão Bonito, a Faesp e SENAR e também minha querida Buri por acreditarem no nosso projeto”, afirmou Marcos Vinícius.
“O 1⁰ Encontro Regional de Viola Caipira foi um sucesso, e a parceria fluiu de forma comprometida. A todos os nossos parceiros nesse sonho, minha profunda gratidão também. O total apoio da secretária de educação e cultura Ana Luiza e do prefeito Júlio Fernando e tantos outros parceiros, foi fundamental. Nós vemos em 2024 na próxima edição”, afirmou o diretor Alexandre Mendes.
O evento ainda contou com exposições do luthier Anélio Amilcar Ferroni, do artesão e folclorista Jango Perna, Fandango de Tamanco e Associação Comunitária Flor do Panema.