15 de outubro, Dia do Professor

HOMENAGEM PREFEITURA MUNICIPAL – Nesta sexta-feira, 15 de outubro comemoramos o Dia do Professor.

Esta data foi determinada pelo decreto federal 52.692, de 1963, assinado pelo Presidente João Goulart e recorda-nos que em 1827, na mesma data (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), no período do Primeiro Reinado, o ensino elementar no Brasil foi instituído pelo Imperador Dom Pedro I.

Você cidadão capão-bonitense já parou para pensar como seria o mundo sem professores? Essa nobre profissão compartilha conhecimento e é muito essencial para a sociedade.

O papel do professor vai muito além de uma profissão e da sala de aula. Assumir turmas de alunos é um desafio. Isso não se restringe somente ao ambiente quadrado, onde muitos imaginam que a função é somente naquele espaço da sala de aula; pois, na verdade o professor precisa conhecer a vida, contexto e diagnóstico do aluno; além de interagir família e sociedade, ensinar e resolver problemas.

Educar é um ato de generosidade, que começa nas séries iniciais e prossegue aos pós-docs universitários.

Em cada palmo de chão deste Brasil, lá está um professor. A onipresença do professor é a arma do conhecimento apontando que a sua existência é indispensável.

O professor conhece cada drama, cada riso e cada lágrima do seu aluno. A tristeza e alegria de cada jovem, pobre ou rico, do campo ou da cidade.

Por isso que o antropólogo e educador Darcy Ribeiro cunhou uma célebre expressão afirmativa de que a crise da educação brasileira não é uma crise, é um projeto. Não sem razão o teólogo Rubem Alves, autor dentre outras da memorável frase de que há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas, legou-nos a lição de que ensinar é um exercício de imortalidade.

De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais; disse.

A pedagoga Aucimara Souza do Nascimento, por sua vez, avalia que ser professor é, antes de tudo, gostar de gente. É se importar com a história de vida das crianças e olhar verdadeiramente nos olhos de cada uma delas.

O poeta baiano Erasmo Shallkytton reproduz que a maior glória de um professor é sentir que os seus alunos tornaram-se grandes homens e mulheres. Enfim, a escola é um verdadeiro laboratório, onde o professor pode produzir e transferir o aprendizado das experiências aplicadas, testadas e aprovadas. Isso diferencia, impulsiona e valoriza o profissional.

Quem compartilha conhecimento muda a história de quem aprende. O magistério e a docência sempre foram e continuam sendo inquestionáveis, verdadeiros pilares da educação.

Fica aqui registrada a homenagem da Prefeitura Municipal de Capão Bonito aos nossos queridos professores que também foram heróis no enfrentamento da pandemia de Covid-19.