Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Nota de Esclarecimento

No dia 31 de julho de 2024, nosso município registrou um caso de meningite meningocócica tipo B. Infelizmente, a criança veio a óbito, mesmo sendo diagnosticada precocemente e iniciado o tratamento imediatamente, pois trata-se de uma doença rara e altamente letal.

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou a quimioprofilaxia em tempo oportuno, segundo o guia de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde para contenção dos casos de meningite. Este guia orienta o bloqueio medicamentoso para a família que reside no mesmo endereço, bem como para os colegas de classe e professores que possuem contato íntimo por tempo prolongado com o paciente. Além disso, pede-se a revisão da caderneta vacinal, avaliação médica e observação dos sinais e sintomas.

A vacinação contra meningite B não faz parte do calendário vacinal do SUS a nível federal, visto que é uma doença rara e são poucos os registros epidemiológicos no país. No entanto, o calendário vacinal disponibilizado pelo SUS é efetivo em prevenir inúmeras doenças e agravos, bem como suas complicações em nosso país.

Reforçamos a importância da vacinação nos agendamentos adequados para cada criança, para garantir a efetividade das ações imunológicas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp