Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Rotas Rurais potencializará o turismo rural em Capão Bonito

Programa vem endereçando propriedades rurais no município e roteando muitos quilômetros de estradas

Por Wagner D´Antonio

ROTAS RURAIS | Para os paulistas da zona urbana, possuir um endereço parece ser algo que é usufruído democraticamente por todos.

Para muitos solicitar ajuda a um serviço de emergência, realizar uma compra on-line ou receber uma correspondência na porta de casa são tarefas quase que impossíveis.

E para levar dignidade e cidadania ao campo, o Governo de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, criou o Programa Rotas Rurais, que tem parceria com o Google e visa mapear e geolocalizar todas as propriedades rurais do Estado de São Paulo.

“Já endereçamos aproximadamente 288 mil propriedades rurais em todo o Estado de São Paulo e roteamos mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais, o que facilita não só o acesso da população rural como também a serviços básicos como saúde e segurança”, ressalta a pesquisadora científica e coordenadora do programa Rotas Rurais, Priscilla Fagundes.

Em Capão Bonito, por exemplo, já existe um grande número de propriedades validadas e acessadas e também muitos quilômetros de rotas rurais mapeadas.

O programa foi apresentado oficialmente em abril durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, com o prefeito Júlio Fernando entregando os primeiros cadastrados realizados.

Segundo o diretor de Agropecuária – Carmo Henrique Contieri, o programa, que é totalmente gratuito, trará um grande avanço ao campo.

“Para se ter uma ideia da importância de fazer esse levantamento rural, de acordo com o último dado realizado pelo Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA), no estado de São Paulo algo em torno de 340 mil propriedades estão na zona rural. Estima-se que cerca de 2 milhões de produtores rurais ainda não possuem endereço”, enfatizou Contieri.

Segundo Priscilla Fagundes, o sistema de endereçamento foi desenvolvido para atender a demanda do Estado por mapeamento. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, destaca que o objetivo do Rotas Rurais é levar um CEP digital ao produtor rural.

“O programa tem como foco principal levar a mobilidade aos espaços rurais, onde há carência de instrumentos que viabilizem o acesso às propriedades e o deslocamento das pessoas, produção, insumos, serviços de emergência e de segurança”, destacou.

Recentemente em reunião do Governo Presente no Bairro dos Lemes, a diretora de Turismo profa. Janaina Faia destacou a importância de desenvolver o turismo rural em Capão Bonito.

“O Rotas Rurais em dúvida será fundamentar para acelerar os projetos”, alegou a diretora.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp