Prefeitura viabiliza a participação de 40 agricultores familiares na 27ª Hortitec de Holambra

Por Wagner D´Antonio

HORTITEC – Quarenta agricultores familiares de Capão Bonito participaram da 27ª Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas) de Holambra nesta semana.

A participação foi viabilizada através da parceria da Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente, Conselho de Desenvolvimento Rural e Juca Agro.

Aumentar a produtividade e qualidade dos produtos sem ampliar custos nem o consumo de recursos, como água e energia.

As soluções para esse e outros desafios impostos ao setor hortifrutícola do Brasil estiveram à disposição dos produtores de flores, frutas e hortaliças, durante a exposição.

Reconhecida como a mais importante mostra de do setor na América Latina, a Hortitec acontece de quarta-feira (22) até a sexta (24), no Parque de Exposições da Expoflora.

A edição deste ano do evento reúne 470 empresas expositoras do Brasil e do Exterior e espera receber mais de 30 mil visitantes.

Nos cerca de 30 mil m² da exposição, produtores de hortaliças, flores, frutas, florestais, mudas, empresas e prestadores de serviços encontrarão os mais importantes fornecedores de estufas, máquinas, equipamentos e insumos diversos, as tecnologias mais inovadoras em produtos e serviços e muita possibilidade de atualizar contatos, analisar o mercado, trocar informações, se capacitar, realizar e programar negócios em curto médio e longo prazo.

Em meio às soluções de climatização e refrigeração, estufas para cultivo protegido, ferramentas, fertilizantes, mudas e substratos, os agricultores de Capão Bonito conheceram novidades em irrigação e aquecedores, em insumos, sementes e telas, em plásticos, embalagens, vasos e poços artesianos, além de muita consultoria técnica e informática a serviço do produtor.

Para garantir que o perfil dos visitantes seja constituído essencialmente de produtores rurais do setor hortifrutícola, um diferencial da Hortitec, os convites foram distribuídos aos clientes atuais e potenciais das próprias empresas expositoras, o que acaba por provocar um grande networking e fomentar muitos negócios.

Por ser reconhecida como de grande interesse dos produtores de diferentes culturas do setor hortifrutícola e ter importante destaque na América Latina, a Hortitec atrai também as principais empresas nacionais e internacionais.

“A Hortitec tornou-se um ponto de encontro em que há troca de ideias, realização de negócios e reuniões setoriais. É, portanto, uma grande fonte de informações para planejamento das atividades dos empresários envolvidos”, comenta o diretor geral da Hortitec, Renato Opitz.

Nutrição do solo, aumento de produtividade e redução de custos

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a região Sudeste é responsável por 40,87% de toda produção de frutas e hortaliças no país, de acordo com um estudo realizado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Essa produção exige cuidados e produtos específicos para impulsionar os resultados.

“Conforme a expectativa de produtividade aumenta nas lavouras, a demanda por nutrição equilibrada também aumenta. Como parceira do produtor rural, a Mosaic desenvolveu uma solução com fórmula exclusiva com nutrientes de alta tecnologia para atender às necessidades dos hortifruticultores”, explica Fernando Guerra, gerente de Cultura HF da Mosaic Fertilizantes, uma das empresas que estará participando da Hortitec.

A empresa do setor de fertilizantes, uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, vai apresentar no evento o seu portfólio de soluções no mercado como o fertilizante Performa HF.  “A fertilização multinutrientes também resulta em lavouras capazes de resistir às condições climáticas adversas, como falta de chuvas e altas temperaturas. Com isso, as perdas e quedas de produtividade são expressivamente menores”, garante o executivo.

A Belgo Bekaert é outra das companhias que marcarão presença no evento. Laranja, limão, abacate, banana, caqui, figo e tangerina são as frutas mais produzidas no Estado de São Paulo, que é considerado o maior produtor de frutas do Brasil – país que é o terceiro maior fruticultor do mundo. É dentro deste contexto que a empresa, que atua no mercado brasileiro de arames, chega à 27ª Hortitec com objetivo de demonstrar suas soluções para alavancar a produção e reduzir custos de manutenção nas estruturas: Belgo Frutifio, Belgo Parreiral e a tela Belgo Javaporco.

“Ao usar arames, telas e cordoalhas que possuem alta resistência e durabilidade, o produtor rural realiza menos manutenções que oneram a produção e tomam tempo. Ou seja, uma enorme relação positiva de custo e benefício”, relata a analista de mercado da Belgo Bekaert, Vanessa Teixeira.

“A Hortitec surgiu do ideal de um grupo de empresários, que sentia a necessidade de ter no Brasil um evento nos moldes das principais exposições no exterior, onde os participantes pudessem ter contato com empresas expositoras, conhecendo as necessidades do setor e realizando negócios. É muito importante possibilitar este intercâmbio e troca de experiências no agro aos nossos agricultores”, destacaram os diretores de Agropecuária – Carmo Henrique Contieri e Meio Ambiente – Reinaldo Daniel Jr.