Prefeitura entrega as obras de reforma e revitalização da escola Profª. Maria da Conceição Lucas Mieldazis

ESCOLA REVITALIZADA | O belo também educa! Na noite de sexta-feira, 22/07, aconteceu a entrega das obras de reforma e revitalização da escola municipal “Profª. Maria da Conceição Lucas Mieldazis”.

Participaram da cerimônia da entrega oficial – o prefeito Júlio Fernando, a primeira-dama e secretária de Educação – Ana Luiza Dias, o vice-prefeito- Roberto Kazushi Tamura, o dirigente regional de ensino – Dorival Pinheiro Garcia, autoridades convidadas, família Mieldazis, vereadores, professores e alunos.

Foi a maior reforma já realizada desde a década de 70 na escola da Vila Bela Vista, que a partir de agora terá um ambiente mais adequado e preparado para atender os alunos, professores e servidores da Educação.

“Obrigado a todos que participaram e contribuíram para que a obra fosse concluída.

Faremos ainda muito mais, concluindo a escola Profa. Sumie M. Baldissera, construindo uma nova escola na área Central, além de reformar e reestruturar outros equipamentos educacionais”, ressaltou o prefeito Júlio Fernando.

A Secretaria Municipal de Educação, através de sua equipe técnica, acompanhou todo o cronograma de obras envolvendo reforma, adequação e estruturação.
A obra teve início em dezembro de 2021 e abrangeu a troca total da cobertura de telhas de amianto por telhas termoacústicas.

As novas telhas termoacústicas possuem um revestimento de EPS que reduzirão as trocas de calor entre ambientes, ou seja, alunos e professores terão um maior conforto térmico na escola.
A parte elétrica também está sendo toda refeita.

Conforme a secretária – Ana Luiza Dias, a obra foi complexa devido a sua logística, mas avançou gradativamente seguindo os prazos estipulados, com os alunos sendo acolhidos provisoriamente na escola municipal Faustino Cesarino Barreto e nas dependências da Paróquia São Paulo Apóstolo.

“Agradeço demais a compreensão dos alunos, pais, professores, equipe gestora durante o período de obras, mas valeu a pena. Temos uma escola mais estruturada para avançar ainda mais”, afirmou a secretária.

A escola – A Escola “Profª Maria da Conceição Lucas Mieldazis” foi criada como E. E. P. G. da vila Bela Vista, pelo decreto de n° 9.941 de 11de fevereiro de 1997 e instalada pela resolução nº108/77 de 20 de julho de 1997, publicada a 21 de julho de 1997 e a partir de 11 de novembro de 1977 pelo decreto nº 1440  passou a ser denominada E. E.P. G.”Profª Maria da Conceição Lucas Mieldazis” em homenagem a ilustre mestra Capão Bonitense, acometida de síncope cardíaco em plena sala de aula e que veio a falecer em 25 de abril de 1972.

A escola foi construída num padrão pedagógico para atender trezentos e sessenta alunos por período,em doze salas de aula,mas com o decorrer dos anos o bairro  foi crescendo e a demanda escolar exigiu a realização de várias adaptações e também a instalação de curso no vespertino e noturno.

Em 1986 passou a ser denominada Escola de 1º e 2º grau, reivindicação do próprio bairro inicialmente com a instalação do inciso III pela resolução S/E 173/86 de 9/08/86.EM 1987, baseando-se em pesquisas nas escolas do município foi instalado o curso  de habilitação profissional em mecânica,em regime de complementaridade com a E.E. P.G. “Darcy Vieira”de Itapetininga, pelo despacho da CEI. Proc.nº307/87 Dreso publicado DOE de 13 de março de 1987, página 18.

Em 1988 com a instalação da jornada única pela RES-SE nº17 de 28de janeiro de 1988, ocorreram grandes transformações no estabelecimento no que se refere ao nº de professores, nº de classes e a demanda de alunos, principalmente após o inciso do ano letivo, o que a necessidade de alterações no quadro da escola.

A criação da jornada única provocou o congestionamento em determinadas horas e a falta de salas de aulas, sendo necessário o empréstimo de salas da Paróquia São Paulo Apóstolo.

No início dos anos 2000, antes do surgimento das escolas EM Oscar Kurtz de Camargo e da EM Jornalista José Carlos Tallarico, a escola chegou a ficar superlotada com um total de discentes que superava 1.100 alunos em dois períodos, ocupando 19 salas de aulas.

Autorizado pelo decreto nº 97 de 22/12/2003 a escola foi municipalizada passando a ser administrada pelo sistema Municipal de Ensino de Capão Bonito, denominada ”E.M.  Profª. Maria da Conceição Lucas Mieldazis”,com ensino de 1ª a 8ª série, sendo que no ano de 2006 iniciou-se  o ensino de nove anos com três salas de  25 alunos com 06 anos.

Sua infra-estrutura, conta com uma quadra coberta, pátio coberto, amplo refeitório, salas de aula e de reforço, Laboratório de Informática, Sala de Vídeo, Sala de Leitura e Sala Ambiente de Leitura, Laboratório de Ciências, Sala de Esportes, tem atualmente funcionários, Equipe Gestora, professores, serventes, merendeiras e AANEEs, que procuram oferecer à comunidade discente um ensino e aprendizagem de qualidade.