Polícia Militar intensifica ações contra clandestinos

Clandestinos preocupam porque além de concorrer deslealmente com os profissionais legalizados e que pagam alvará, também prejudicam o transporte coletivo

CLANDESTINOS | A Polícia Militar de Capão Bonito está intensificando as ações de combate aos táxis clandestinos.

Recentemente mais um veículo que operava de forma clandestina e sem documentação foi apreendido e o condutor multado.

Os clandestinos preocupam em Capão Bonito porque além de concorrer deslealmente com os profissionais legalizados e que pagam alvará, também prejudicam o transporte coletivo.

O próprio Código de Trânsito Brasileiro proíbe o trabalho irregular.

Capão Bonito também tem uma lei municipal que aumenta a severidade da multa aplicada ao motorista flagrado.

Antes da lei em vigor os autuados pagavam somente R$ 85,13. Com a lei, os motoristas que são flagrados têm que pagar quase R$ 2 mil, além de terem o veículo apreendido.

Segundo a PM, os policiais podem apreender carros particulares com placas de outras cidades e até mesmo do município que fazem o transporte da população sem nenhuma licença.

A utilização de táxis clandestinos pode acabar em sérios transtornos.

“São três problemas basicamente: problema criminal, que é uma contravenção; problema do código de trânsito e municipal, que proíbe essa atividade não regularizada; e o pior de todos, o problema social, já que muitas pessoas desavisadas, usam desse serviço e não é raro casos de furtos, roubos, ou até mesmo estupros nesses veículos“, explica a polícia.