1 ANO EM FUNCIONAMENTO – A assistência farmacêutica caracteriza-se como um conjunto de ações relacionadas à dispensação de medicamentos, enfatizando a orientação com o objetivo de contribuir para o sucesso da terapêutica.
O acesso ao medicamento é de fundamental importância para o paciente, tornando-se um componente estratégico na terapêutica e na manutenção de melhores condições de vida.
Para ampliar e ao mesmo tempo facilitar o acesso a medicação, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, abriu em agosto de 2014, a Farmácia Municipal no período noturno (Pronto Atendimento) na Unidade Básica de Saúde “Aurea Mieto Cacciacarro”, na Vila Aparecida.
Segundo o prefeito Julio Fernando, o vice Marco Citadini e a secretária Angela Lisboa, a ação foi estratégica no maior bairro do município.
“O morador que passa por consulta sai com os medicamentos em mãos da UBS”, destaca a secretária Angela Lisboa.
O vereador Ezequiel Pereira, que reside no bairro, elogia a iniciativa e ressalta que é mais um passo para melhorar o atendimento da rede pública de saúde.
“O fato da pessoa passar por uma consulta e já sair com o medicamento em mãos facilita muito, principalmente para os mais carentes”, frisa Ezequiel Pereira.
Paralelamente, a Farmácia Municipal Noturna também vem conscientizando os moradores sobre o uso irracional de medicamentos, visando evitar riscos de reações indesejáveis.
Conforme o farmacêutico responsável – Domingos Francisco Ribeiro Neto, durante o primeiro ano de funcionamento 3081 pacientes foram atendidos.
“É um número expressivo. São mais de 256 pacientes atendidos por mês, caracterizando uma das mais importantes ações da assistência farmacêutica no município”, ressaltou Domingos Neto.