logo-1.svg

Equipe da Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente participa de treinamento na CATI

Inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel

CAR – Obrigatório para todos os imóveis rurais, o CAR (Cadastro Ambiental Rural) é um registro público, por meio digital, unificado para todo o país. 

Para aprimorar a logística de atendimento em Capão Bonito, a equipe da Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente participou nesta semana de um treinamento realizado na CATI de Itapetininga.

A finalidade foi integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas. 

As informações compõem uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Criado pela Lei nº 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, e regulamentado pela Instrução Normativa MMA nº 2, de 5 de maio de 2014, o Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente – APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel, e contempla: dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com a informação da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp