Economia criativa: artesanato terá atenção especial de diretorias em Capão Bonito

FOCO NO ARTESANATO |O diretor municipal de Cultura – prof. Alexandre Mendes solicitou agenda com a diretora de Turismo – Janaína Faia e o diretor de Indústria e Comércio – João Carvalho Jr.

A pauta da reunião foi o artesanato e a economia criativa em Capão Bonito. Os diretores vêem e acreditam no grande potencial turístico, econômico e cultural do artesanato municipal.

A Divisão de Cultura vem desde de maio de 2021 organizando a área: criando banco de dados, acervo histórico, cadastros junto ao estado, realizando reuniões de escuta, estabelecendo parcerias municipais, criando grupos em redes sociais para facilitar a comunicação, inserindo os trabalhadores de artesanato em eventos municipais.

Além de criar espaços de exposições e venda com parceiros na própria Divisão de Cultura, Casa do Empreendedor e Portal Turístico do Peabirú.

Neste percurso o diretor de cultura delegou ao dirigente cultural Maurílio Aleixo  a comunicação e diálogo direto com os artesões e empreendedores.

E para fortalecer as ações a Rede de Cidadania Ativa e a Associação Comercial (ACIAP representadas por Gilson Kurtz e Ary Russo também abraçaram a causa.

Hoje os representantes municipais Maurílio Aleixo e a agente cultural Nice Gomes servidores da Divisão de Cultura, acolhem e encaminham para avaliação trabalhos de interessados em se cadastrar na SUTACO – Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades.

A Casa do Empreendedor está preparada para receber artistas e artesões que desejam melhorar suas práticas de comercialização e empreendedorismo dentro da economia criativa.

As pastas são coordenadas pelo secretário municipal de Governo – José Toshio Saito, que tem dado todo apoio ao fomento artesanal e acreditando na união das divisão para abraçar e desenvolver a área.

O trabalho de fomento ao artesanato, agora sob olhar das três diretorias turismo, cultura e indústria/comércio, continua avançando e com novos projetos que logo serão divulgados.