Divisão de Cultural realizou 1ª Semana da Comunidade Árabe

Foram entregues “Medalhas de Gratidão” a representantes das famílias da comunidade árabe: família Abdala Elias, família Naboulsi, família Hussein Shuman e família Ozi

COMUNIDADE ÁRABE – Capão Bonito reverenciou em grande estilo “seus árabes” no último final de semana.

Nos dias 19/08 e 20/08 (sexta e sábado), o prefeito Júlio Fernando, a primeira-dama e secretária de Educação – Ana Luiza Dias, o diretor de Cultura – prof. Alexandre Mendes, o assessor do deputado Edson Giriboni – Romano Oliveira, vereador Daan Cabeleireiro, acompanharam a abertura da 1ª Semana Municipal da Comunidade Árabe, um projeto de lei do ex-vereador Romano Oliveira, executada pela Secretaria  Municipal de Governo e Divisão Municipal de Cultura.
A ação contou com o apoio da Divisão Municipal de Turismo, da Casa Libanesa (gastronomia), de descendentes da comunidade (árabe, libanesa, turca), da professora Alice Olivati, do PodCast Casco o Bico comandado por Nelson e Gabriel que transmitiram o bate-papo sobre a comunidade árabe ao vivo pela internet.

Participaram do bate-papo doutor Shawki Hussein Shuman e Bernadeth Faia pioneira da dança do ventre no município.

Ocorreu também exposições de arte e objetos, trajes da dança do ventre, exposição de fotos, documentos com contribuições da descendente de libaneses Samara Aparecida Elias Araújo e a amante do tema Bernadeth Faia.
Na noite de sexta-feira aconteceram as seguintes apresentações culturais: CIA Roro Oliveira e a dançarina convidada especial Carol Souza.

Ao final do evento do primeiro dia, o diretor de Cultura – Alexandre Mendes, entregou “Medalhas de Gratidão”, a representantes das famílias da comunidade árabe: família Abdala Elias, família Naboulsi, família Hussein Shuman e família Ozi.

No sábado, o evento prosseguiu com as apresentações culturais: Escola El Derbake, Grupo Tamara Souto, Cia Andreya Limma, Studio Mari Mahaila, Grupo Almarabe. Participação dos municípios de Campina do Monte Alegre e Itapetininga.

Organização: Equipe Divisão Municipal de Cultura
Fotos: Diego Proenca