Diretor de Cultura participa de reunião com nova secretária estadual

DIÁLOGO CULTURAL | A nova secretária estadual de Cultura e Economia Criativa – Marília Marton realizou no último dia 30/01 reunião de escuta com gestores culturais do estado de São Paulo.

Entre os 500 municípios presentes, o diretor municipal de Cultura de Capão Bonito Alexandre Mendes representou a secretária de Educação e Cultura – Ana Luiza Marques Souto Dias.
Durante a reunião de aproximadamente quatro horas, que ocorreu no Teatro Sérgio Cardoso na capital paulistana, a pauta abrangeu temas culturais importantes: Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc, Lei Proac, Pontos de Cultura, Criação de Índices, Levantamentos e Diagnósticos Estaduais, Levantamento dos Equipamentos Culturais do estado, entre outros assuntos.
“Nossa secretária estadual irá interiorizar a cultura, organizar, levantar índices, pretende avançar para o interior e entender o que existe e que público consume cultura e que linguagem cultural, e Capão Bonito não ficará de fora com o apoio irrestrito do prefeito Júlio Fernando e da secretária Ana Luiza” , destacou Alexandre Mendes
Sobre a nova secretária estadual de Cultura – Marilia Marton, atual Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo na gestão do governador Tarcísio de Freitas, é formada em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sua experiência incluiu uma passagem pela chefia do gabinete da Secretaria de Cultura a partir de 2011, quando o município era comandado por Gilberto Kassab.
Marton ocupou também cargo na Secretaria de Educação da gestão Fernando Haddad, sendo subordinada ao então secretário Gabriel Chalita.

Contou também com passagens pela prefeitura de São Caetano do Sul e um MBA realizado na Fundação Getúlio Vargas.
Ela terá sob seu comando mais de 60 equipamentos culturais mantidos pelo Estado, entre eles a Pinacoteca e a Orquestra Sinfônica. O orçamento da pasta, em 2022, foi de cerca de R$ 1,1 bilhão, além de mais R$ 100 milhões do ProAC ICMS, programa de incentivo fiscal.