Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Casa do Adolescente promove roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo

SETEMBRO AMARELO – Com foco no Setembro Amarelo, Campanha de Prevenção ao Suicídio, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu na Casa do Adolescente uma roda de conversa sobre a problemática, dúvidas e perguntas com os adolescentes assistidos.

Segundo dados do Manual de Prevenção do Suicídio para Professores e Educadores, da Organização Mundial da Saúde (OMS), com os adolescentes o problema ganha proporção maior a partir dos 12 anos, sendo a maioria na faixa dos 14. Pensando nisso, a Casa do Adolescente viabilizou o bate-papo sobre o assunto, buscando tirar os jovens da zona de conforto, levando-os a refletir sobre algo tão sério.

De acordo com coordenador – prof°. Celinho, o bate papo, através de rodas participativas, foi algo sugerido pelos próprios adolescentes. “Já tivemos casos de tentativa de suicídio com conhecidos e amigos”.

Com a Campanha Setembro Amarelo ganhando força, é ainda mais importante debatermos esse assunto, o qual deve ser pauta frequente entre todas as idades. A roda de bate papo são de importante para a prevenção e conscientização, que agora estão autorizadas a serem realizadas dentro dos protocolos de segurança de combate à covid-19, foi um pedido dos nossos adolescentes. Muitos sentem falta de ter esse contato, então atendemos ao pedido e aproveitamos o momento para falar sobre este assunto”, afirmou o coordenador.

Com o isolamento social em decorrência da pandemia da covid-19, que ainda está vigente, e o consequente afastamento físico dos adolescentes que são acompanhados pelo equipamento socioassistencial através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a necessidade de realizar um encontro se fez ainda mais necessária.

Para que isso acontecesse, foi criado a Roda de conversa, em alusão ao mês da campanha e ao Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio, celebrado na sexta-feira, dia 10, as atividades serão realizadas semanalmente e concluindo no dia de hoje com uma roda de bate papo que teve a participação do psicólogo do CRAS, Júnior Meira. Posteriormente, esses momentos passarão a ser realizados em diversas ações, com o intuito de abordar diversos outros assuntos.

Ainda de acordo com a coordenador prof°. Celinho, os temas abordados dentro da roda de conversa são fundamentais para conscientizar e também identificar como os jovens assistidos se comportam a cada troca de informação. “Na ação, trabalhamos questões relacionadas aos sentimentos, afetos e aos relacionamentos familiares e sociais”, frisou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp