Casa do Adolescente promove palestra com bióloga do Projeto Caminhando nas Águas do Paranapanema

MEIO AMBIENTE EM FOCO | A Casa do Adolescente “Mateus Akira Okamoto”, que agrega o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de Capão Bonito recebeu na terça-feira, 13/09, a bióloga e coordenadora do Projeto Caminhando nas Águas do Paranapanema – Na Trilha das Nascentes – Jane Fernandes para uma palestra sobre Bacias hidrográficas, App, unidade de conservação e principalmente sobre o Rio Paranapanema e sua importância. São 18 jovens participantes das ações do projeto desde maio de 2021.

O Projeto Caminhando com as Águas do Paranapanema – Nas trilhas das Nascentes é fruto da parceria entre IDEAS – Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável e Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH – ALPA), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.

O projeto foi apresentado e aprovado e adotado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) para ser implementado nos 4 municípios, integrantes da área de atuação do Comitê.

PARCERIAS – Além destas parcerias já citadas, o IDEAS conta com a parceria das Prefeituras Municipais de Capão Bonito, Ribeirão Grande, Taquarivaí e Itapetininga.

Com o custeio financiado integralmente pelo FEHIDRO durante 12 meses, o projeto propõe a formação de agentes socioambientais, sendo estes adolescentes de 15 a 18 anos participantes dos coletivos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de cada município.

“No projeto é priorizada a educação voltada à comunicação, difusão e disseminação de informação relacionadas aos recursos hídricos, que fomenta mudanças de atitude no uso da água e preservação das florestas do território abrangido pelo projeto. A região do Alto Paranapanema protege a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (Resolução Unesco, 1991), o Mosaico de Paranapiacaba (Decreto Estadual nº 50.148/12)- que foi declarado pela Unesco, em 1995, como integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e, em 2000, como um dos Sítios do Patrimônio Mundial Natural”, explicou Jane Fernandes.

Por Leonice Silva