SAÚDE DO ADOLESCENTE – A Casa do Adolescente, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou na segunda-feira, 19/10, uma palestra com abordagem voltada para prevenção e o autocuidado com o corpo.
O objetivo foi alertar os adolescentes sobre os riscos e as drásticas consequências que podem causar sobre a saúde do adolescente.
A palestra foi ministrada com muita interação e com a linguagem dos jovens pela fisioterapeuta Silvia Narvaes e da assistente social Michele Martins, sobre a importância do autocuidado, temas de saúde sexual, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e outras vulnerabilidades sociais relacionadas à falta de serviços e programas acessíveis e acolhedores.
“A importância do autocuidado para quem passa pela puberdade é evidente. Na adolescência, as principais problemáticas são a descoberta da personalidade, as influências externas e os comportamentos impulsivos. Quando descontrolados, esses elementos agravam a saúde mental e prejudicando nas suas escolhas para vida adulta”, disse o prof° Celinho – Coordenador da Casa do Adolescente.
As profissionais orientaram os jovens para replicar a mensagem dos autocuidados junto às mulheres que compõem a sua família “sobre a importância do cuidar e sobre a prevenção do exame da mama e exames do papanicolau que acontecera no dia 27 de Outubro em todas as unidades de saúde”, dando uma grande ênfase ao Outubro Rosa e as orientações da Fisioterapeuta Silvia Narvaes.
A mesma abordagem será realizada nesta terça-feira, 19/10, para outro grupo de jovens da Casa do Adolescente.
A Casa do Adolescente agradece a Andreia Milani – coordenadora da Atenção Básica, por intermediar a parceria.
Por Leonice Silva