5 ANOS – A Casa do Adolescente de Capão Bonito comemorou no dia 19 de junho o 5 ano de funcionamento.
Além da comemoração com uma tarde recreativa houve também a premiação do III Torneio Interno CDA, organizado pelo educador físico Josemar Alves.
A Casa do Adolescente de Capão Bonito está vinculada às Secretaria da Assistência Social (CASE II) e a Secretaria Municipal de Saúde.
Na Secretaria da Assistência Social (CASE II) trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do SUAS, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009).
O serviço foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013. O SCFV possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.
Deve ser ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários. Este serviço se concretiza através das oficinas de crochê, esporte, pintura em tecido, culinária e dança através dos eixos: convivência social, participação e direito de ser.
Secretaria de Saúde – As Casas do Adolescente traduze em seu cotidiano o modelo de atenção à saúde preconizado pelo Programa de Atendimento Integral à Adolescência.
No estado de São Paulo existem atualmente 23 Casas do Adolescente e há outras em processo de implantação.
A integração e o intercâmbio de experiências e de conhecimentos são promovidos pela coordenação do programa, que organiza encontros mensais para capacitação e reciclagem dos profissionais, aos quais são convidados representantes de todas as Casas do Adolescente.
Dentre os objetivos podem ser destacados:
Discutir sentimentos e emoções relacionados aos problemas enfrentados pelos adolescentes;
Discutir a vulnerabilidade;
Identificar fatores e condutas de risco;
Trabalhar os fatores protetores;
Desenvolver habilidades, negociações, autoestima, juízo crítico, plano de vida; criatividade, resiliência, estilo de vida saudável e cidadania. (Livro: Adolescer verbo em transição. Relato sobre o Programa de Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo e as Casas do Adolescente. Brasília, DF: OPAS, 2015).
iscutir sentimentosss
A Casa do Adolescente de Capão Bonito conta com psicóloga, nutricionista, enfermeira, além dos atendimentos individuais são trabalhados grupos com os adolescentes.
Nova sede – A Prefeitura já iniciou a construção da nova sede da Casa do Adolescente que funcionará na rua av. Massaichi Kakihara, 1532 – Vila São Paulo (ao lado do CRAS).
A obra está prevista para ser finalizada em abril de 2016.
Agradecemos a Secretarias de Assistência Social e a Saúde pelo apoio e parceria. A Casa do Adolescente funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.
Na rua Santa Catarina, nº 524 Bairro Bela Vista.

