DEMOCRACIA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL – Capão Bonito destinará em 2016 – R$ 5,1 milhões de seu orçamento para ações de assistência e desenvolvimento social e a discussão de forma democrática e participativa dos assuntos relacionados ao setor é considerada importante para nortear os investimentos.
Durante a manhã do último sábado, 01 de agosto, no auditório da escola municipal Oscar Kurtz Camargo, foi realizada a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com coordenação e convocação pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social.
Para chegar a conferência,o Conselho de Assistência Social realizou um ciclo de pré-conferências para debater o tema.
Com auditório composto por profissionais da área, membros da sociedade civil, entidades e usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a abertura do evento contou também com a presença do prefeito Julio Fernando, do vice Marco Citadini, do secretário municipal de Assistência Social – Marcio Souto de Proença, do 2º secretário da Câmara de Vereadores – Ezequiel Pereira Magalhães representando o presidente Matheus Enei Francatto, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – Lucilei de Araújo Gerra, além do jovem Luan Costa do Amaral integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CASE II Projuventude, Cléverton Novaes de Oliveira representando as entidades socioassistênciais e do secretário de Administração, Indústria e Comércio – José Toshio Saito.
A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social teve como tema “Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”, tendo como objetivo principal garantir a reflexão e o debate entre o poder público e a sociedade civil, buscando melhorar a qualidade e amplitude do atendimento SUAS na cidade.
Na abertura aconteceram belas apresentações com 0 Grupo de Dança do Centro de Assistência Social “Pe. Henrique” e também dos jovens músicos Erivelton Moraes de Camargo (saxofone) e Yasmin Kaoane Cravo Dias (teclado) do Projeto Guri.
Dando por aberto os trabalhos, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lucilei Guerra, disse que o evento é fundamental para que as mudanças debatidas cheguem efetivamente na ponta do atendimento, ou seja, aos usuários.
Investimento social – O prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini iniciaram agradecendo a atenção especial e o apoio da equipe da Secretaria de Assistência Social e entidades na promoção das ações em prol de que mais precisa do Poder Público.
“A administração municipal procura efetivar as demandas encontradas pelas conferências realizadas. Capão Bonito também vem sendo destaque na assistência social. É referência graças ao trabalho de todos. Prova desta atenção é o aumento a cada ano da porcentagem do orçamento destinada à promoção e assistência social, hoje acima dos 4%”, afirmaram prefeito e vice.
A palestra – O palestrante da conferência foi o próprio presidente do Conselho de Assistência Social – o assistente social Lucilei Guerra, que abordou em sua fala os objetivos definidos para a discussão na 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, temas preconizados pelo Conselho Nacional de Assistência Social, sendo divididos em eixos.
Em toda sua palestra, Guerra utilizou sempre a comparação como referência entre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o SUS (Sistema Único de Saúde), este último implantado há mais tempo.
Disse também que o principal objetivo das conferências é o debate entre o setor público e a sociedade civil, estabelecendo metas, objetivos, prioridades; e destacou a importância da participação de entidades do setor civil e principalmente dos usuários, aquelas pessoas que são efetivamente atendidas pelos equipamentos e profissionais da promoção e desenvolvimento social; tendo constatado em o aumento destas participações.
Após a palestra, a Conferência Municipal de Assistência Social continuou suas atividades com a formação dos grupos, depois a plenária e a eleição do delegado que representará Capão Bonito na Conferência Estadual de Assistência Social.
Em votação aberta, foi eleito o representante das entidades socioassistências Cléverton de Oliveira (Belo), que destacou que pretende honrar os votos e representar bem o município.







