Capão Bonito promoveu a maior Virada Cultural da região sudoeste

VIRADA CULTURAL 2022 | Um reencontro com a cidade, região e seus múltiplos talentos.

Está foi a proposta da nossa Virada Cultural de 2022 que atingiu todos os seus objetivos no último final de semana.

Foi um dos maiores eventos culturais ao ar livre realizado na região sudoeste no pós-pandemia.

Plural, extensa, diversa e reunindo música, teatro, intervenções urbanas e performances, entre outras expressões artísticas foram 4 dias de ações em 06 pontos, com 65 apresentações, 500 artistas envolvidos e 43 horas de muita cultura.

O prefeito Júlio Fernando, a primeira-dama e secretária – Ana Luiza Dias e o autor do projeto que instituiu o evento (Lei Municipal n° 4.227 de 25 de outubro de 2016) – o ex-vereador Romano Oliveira estiveram presentes na estréia do palco principal da Praça Rui Barbosa na noite de sexta-feira, 23/09.

“Estamos novamente aqui para reverenciar a memória do grande servidor público do Setor Cultural – José Antonio Mendes. A Virada tem um princípio democrático, valorizando e divulgando nossos talentos. Parabéns à nossa Divisão Municipal de Cultura através do diretor prof. Alexandre Mendes e toda equipe pela organização e também os artistas que prestigiaram o evento. Em 2023 tem muito mais, inclusive ampliamos recursos no Orçamento 2023 para a Cultura!”, afirmou o prefeito.

A Virada aconteceu em seis pontos diferentes:

• Divisão Municipal de Cultura,
  • Biblioteca Municipal Prof. Mário Gemignani,
  • Praça Rui Barbosa,
  • Centro de Convenções (Praça Cunha Bueno),
  • Feira da Vila Aparecida (domingo de manhã),
  • Ponto de Cultura/Associação Flor do Panema (Casa do Menor).

Força e impacto grande – Para o músico e cineasta capão-bonitense – Danilo Cacciacarro, a Virada Cultural 2022 teve uma força e um impacto muito grande.

“Embora não possa parecer logo de cara na nossa cidade, ela vem acontecendo desde antes da pandemia e acredito que eu estive presente em todas as edições desde seu surgimento e a maior afirmação que posso fazer é que estamos cada dia mais plurais, a cada virada temos um público maior e mais interessado no que está sendo oferecido aos artistas, essa é a real arte, é o artista em busca de seu público e um público em busca de seu novo artista favorito…”, alegou Danilo um dos destaques da Banda Alien Alice.

Outras bandas que fizeram o público esquentar a primavera fria foram Los Coveros e Backchain que trouxe um show explosivo mostrando um álbum de uma qualidade excepcional, além do Grupo Di Zueira (pagode), Banda Smiril Rock Reggae, Grupo Contagia (pagode), Rock On!! STAGE,  Banda Jedys From Hell, Banda Los Coveros,
Nando Domingues e Dentinho Show Grupo Fio da Navalha e outros.
Pessoas entrevistas pela assessoria de imprensa também elogiaram a volta aos palcos na cidade de Grupos como Cheiro de Mate e Fandango de Tamanco.

Para o diretor de Cultura – prof. Alexandre Mendes, além de um evento que traduz a potência cultural da cidade, a Virada também é responsável pela formação de público e fomento à cultura. “Através da Virada estamos plantando bons frutos no Setor Cultural e vamos colher em breve”, frisou Mendes que acompanhou toda a programação, inclusive a homenagem especial a família de José Antonio Mendes.

Confira quem se apresentou na Virada Cultural 2022

Palco Praça Rui Barbosa – noite de sexta-feira

Escola de dança Attitud;
DUO escola de dança (estilos variados)
Projeto Guri
Studio MuDanca M&R (Ballet)
Fandango Tamanco
Casa do Adolescente (danças urbanas)
 House of Versh (dança Vogue)
Descendentes Girls
CIA Roro Oliveira (dança ventre);
Grupo Cheiro de Mate (dança gaúcha);
House of Versh – Filhas
FitZum Mandy Luz (zumba)
Grupo Dinamos
Grupo The Park Flayvors
Thay Martins (danças urbanas)

Local: Centro de Convenções (em frente prefeitura)
🔸Exposições permanentes- alunos da escola integral “Padre Arlindo, Obras da pintura Fátima Queiroz, desenhos Daphine Roxane. Haverá posto do CREAS e ACAMAR com informativos e ações.
Oficina Afro de Boneca de Tecido: “Abayomi”, com a artesã Tatiana Ribeiro;
Apresentação Dança da Apae e em seguida exibição do Documentário “Nossas Estrelas” da educação especial da  escola estadual  “Raul Venturelli”;
Contação de Histórias com Camila Garcia;
Zumba Kids – Mandy Luz;
– Fernando Pereira – Violão/Cello repertório Erudito e Popular;
Batalha Open Style valendo troféus 1º, 2º e 3º lugar, coordenação Flávio Cocada;
Exibição do documentário “Dulce Guimarães: Um Breve Momento da Eternidade”, e bate papo com o cineasta Danilo Cacciacarro;
Desfile “Runway” – tema livre, coordenação Stanley Versh;
Batalha de MC’s valendo troféus 1º, 2º e 3º lugar, coordenação Doctor Bagga;

TEATRO
Ensaio aberto da peça comédia “TOMresmo” direção Aline Mendes
Classificação Livre
Local: Salão da LDM (em frente Asilo)