Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Capão Bonito é premiada na Categoria Poder Público na 2ª Edição do #EuSou Paranapanema

Por Wagner D´Antonio

PREMIAÇÃO NO PARANÁ | Conhecemos nesta semana as melhores e mais notáveis ações, obras, projetos ou estudos desenvolvidos no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

A premiação das iniciativas finalistas – nas quatro categorias – Poder Público, Usuários da Água, Entidades Civis e Instituições de Ensino, que geraram impactos positivos nas águas da 2ª edição do Prêmio #EuSouParanapanema aconteceu durante solenidade na última 4ª feira, 27 de novembro, e movimentou a cidade de Ponta Grossa, no Paraná.

Vale ressaltar que este Prêmio visa valorizar e estimular ações em prol das águas.

Capão Bonito foi premiada na Categoria Poder Público – Modalidade Social com o Projeto de incentivo à visitação do PENAP (Parque Nascentes do Paranapanema).

A engenheira agrônoma da Prefeitura Municipal Aline Erika Hori e a bióloga Jane Fernandes representam Capão Bonito na entrega da premiação.

O Prêmio #EuSouParanapanema teve sua primeira edição em 2022 e passou a avaliar ações de acordo com os quatro pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico, social e cultural. Nesta segunda edição, são considerados projetos de intervenção ambiental, ações de educação ambiental ou qualquer atividade e trabalho desenvolvido que promova o uso sustentável da água.

A comissão avaliadora, formada por membros do Comitê, que habilita os inscritos, analisou se cada conteúdo está de acordo com as regras estabelecidas no edital e pontuou de acordo com os critérios estabelecidos pelo Edital.

O resultado da votação popular foi divulgado durante o evento de premiação.

CATEGORIA PODER PÚBLICO

Modalidade Social – Prefeitura Municipal de Capão Bonito/SP – Incentivo à visitação do PENAP: Capão Bonito e Ribeirão Grande, Divisão de Meio Ambiente, Divisão de Turismo, Secretaria de Educação, IDEAS, Fundação Florestal juntos apoiam e trabalharam para dar apoio e infraestrutura para a visitação pública no Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (Penap), inaugurado em 2012 e a infraestrutura vem aos poucos sendo implantada.

USUÁRIOS DE ÁGUA

Modalidade Ambiental – Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Turvo/SP – implantação de fossas sépticas: desenvolver um sistema de tratamento de esgoto doméstico na zona rural do município de Espírito Santo do Turvo através da aquisição e instalação de biodigestores para os agricultores familiares e assim, garantir a conservação dos recursos hídricos e do solo por meio do tratamento dos efluentes e destinação correta do lodo produzido, foram objetivos do projeto. No total, 35 famílias, moradoras na área rural do município, localizadas na Bacia do Médio Paranapanema estão envolvidas.

Modalidade Econômico – Prefeitura Municipal de João Ramalho/SP – Revitalização da ETE: o projeto desenvolvido pela prefeitura Municipal de João Ramalho está centrado na revitalização da estação de tratamento de esgoto da cidade de João Ramalho que começou a desenvolver ações que visam a melhoria do sistema de tratamento de esgoto da cidade como dragagem do lodo e impermeabilização e isolamento com tela das duas lagoas de tratamento.

Modalidade Ambiental

Coca-Cola FEMSA Brasil Unidade Maringá – Práticas Ambientais de Gestão Reuso de Água: a Spal Indústria Brasileira de Bebidas S/A (Coca-Cola FEMSA) realiza gestão hídrica da fábrica envolvendo ações, como: medição setorizada do consumo de água, equipe multidisciplinar de trabalho, ferramentas de balanço hídrico e maturidade hídrica. Reutilização da água tratada da Estação de Tratamento de Efluentes nos vasos sanitários e da água da lavadora de garrafas de vidro nas torres de resfriamento.

Modalidade Social

Companhia Agrícola Usina Jacarezinho – Concurso de Maquetes “Consumo Consciente de Água“: em Cambará/PR, a ação cultivou uma nova geração de líderes ambientais! Inspirados pela campanha da ONU “Acelerando Mudanças – Seja a Mudança que Você Deseja Ver no Mundo” e pelo beija-flor, que nos ensina que pequenas ações podem gerar grandes transformações, os alunos do 8º ano criaram maquetes com materiais reciclados. Focados no uso consciente da água, abraçaram os ODS 4 (educação de qualidade), 6 (água limpa), 12 (consumo responsável) e 13 (ação climática). Cada maquete se tornou uma gota de esperança em um rio de mudanças.

ENTIDADES CIVIS

Modalidade Ambiental – Associação Rio Pardo Vivo – Projeto Nascentes: um dos projetos mais expressivos da Associação Rio Pardo Vivo é o Nascentes, criado em 2010 com o objetivo de restaurar e proteger as nascentes e áreas de Preservação Permanentes dos municípios contidos nas Bacias Hidrográficas: Federal Paranapanema e Médio Paranapanema em propriedades rurais de baixa renda, onde toda a execução do projeto, doação de mudas e plantio, chegue de forma gratuita para o agricultor.

Modalidade Cultural – Artista Independente Marlon Prado Mendes e produtora executiva Marina de Nóbile – Rio Paranapanema – Um Rio que Corre em Nossas Veias: com o nome Panema: um Rio que corre em nossas veias, o objetivo deste trabalho foi realizar a gravação e circulação do videoclipe da música Panema para gerar identificação com a população da cidade de Ourinhos/SP abordando sua participação na preservação das margens do Rio Paranapanema. O processo de circulação conta com a exibição do clipe e um bate-papo para envolver e informar o público.

Modalidade Social – Grupo Eco Road – Fórum Ambiental de Angatuba – Proteção dos Recursos Hídricos e da Biodiversidade: o Fórum Ambiental de Angatuba: Proteção dos Recursos Hídricos e da Biodiversidade tem como meta promover a conscientização sobre a importância da proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade local, com destaque na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, por meio de eventos educativos e culturais que envolvem a comunidade local e regional. A sua 7ª edição, concentra-se na discussão sobre a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

ENSINO E PESQUISA

Modalidade Ambiental – Universidade Estadual Paulista – Estudo da presença de Arsênio no Aquífero Guarani na UGRHI-17: estudo da presença de Arsênio no Aquífero Guarani na UGRHI-17 e a quantificação das espécies anômalas de arsênio presentes nos poços do Aquífero Guarani na região de estudo, utilizados para consumo humano. Foram identificadas as massas de água mais afetadas por este elemento e o estudo dos possíveis mecanismos que potenciam a presença química em águas naturais.

Modalidade Econômico – Universidade Estadual de Maringá – A relação entre a morfopedologia, o manejo e a dinâmica hidrológica com o desenvolvimento de processos erosivos em concavidade: Subsídios para conservação de nascentes. A meta desse projeto é de compreender a organização e o funcionamento tridimensional da cobertura pedológica, derivada de formação arenítica (formação Goio Erê), em área de drenagem de uma nascente no Noroeste do Paraná.

Modalidade Cultural – Universidade do Oeste Paulista – Dinâmica ambiental e sucessão ecológica das matas ripárias – avaliação da mastofauna e avifauna no Alto Curso do Rio Santo Anastácio: o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional traz esta ação com o objetivo de avaliar as interações entre mastofauna e avifauna com os diferentes estágios sucessionais das matas ripárias no Alto Curso do Rio Santo Anastácio, visando compreender os impactos das atividades antrópicas sobre a resiliência ecológica e a biodiversidade.

Modalidade Social – Colégio Inovar – Teodoro Sampaio/SP – EcoInovar: o projeto visa ensinar sobre as mudanças climáticas e desenvolver uma ação ambiental mitigadora com estudantes da rede básica de ensino. Para isso, referenciais teóricas por meio da pesquisa bibliográfica, dados jornalísticos, seguido do desenvolvimento de uma ação em campo destinada para o plantio de mudas. O plantio de espécies nativas tem como objetivo o combate às mudanças climáticas e erosão, recuperação dos recursos hídricos, sequestro do gás carbônico e redução do efeito estufa.

Sobre o CBH Paranapanema – Os Comitês de Bacias Hidrográficas foram instituídos com base na Lei Federal nº 9.433/97, também conhecida como Lei das Águas. Os Comitês são colegiados de entidades, de caráter deliberativo e consultivo; responsáveis pela gestão de recursos hídricos de forma descentralizada e participativa. O CBH Paranapanema foi instituído por Decreto presidencial em 2012 e é responsável pela gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Ele é composto pelo Poder Público (Federal, Estadual e Municipal), Usuários de Água (indústria, irrigação, saneamento, hidreletricidade etc.) e Entidades Civis (ONGs, Instituições de Ensino e Pesquisa e Associações de Classe).

A Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema está localizada entre os estados Paraná e São Paulo, em um território de 105.921 km², abrangendo um total de 247 Municípios e população total estimada em mais de 4.800.000.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp