Arte e esporte fortalecem vínculos e abrem novas possibilidades para crianças e jovens

NOITE LITERÁRIA – No último dia 14 de junho aconteceu na Escola Estadual “João Baptista do Amaral Vasconcellos” a noite literária e os jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Casa do Adolescente fizeram uma apresentação especial de dança com o professor Flávio Cocada.
Também ocorreu no dia 19 de junho, o 64° Campeonato Regional Sudoeste Sumo no Kai Kan com a professora Silvana Oliveira.

A jovem Aline ficou em 3° lugar e Jorginho em 2° lugar, ambos campeão por equipe.
As atividades de cultura e esporte são estratégias e meios para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Por meio delas, é possível desenvolver habilidade sociais importantes para o desenvolvimento pessoal e social da criança e do adolescente.

“Estas ações ampliam o repertório comportamental para o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social que a mesma enfrenta”, destacou o coordenador e professor – Celinho.
A Casa do Adolescente atende cerca de 110 adolescentes e 49 crianças com projetos de proteção social básica, tendo como oferta oficinas de  danças urbanas, teatro, balé, artesanato e os coletivos para a criação de vínculos e conhecimentos para a vida.

“Alguns passam por todos os instrumentos sem se apegar, mas permanecem na oficina por se sentirem bem e gostarem. Outros se identificam logo de cara e querem se aperfeiçoar”, acrescenta o prof. Celinho
Ao término das Oficinas Temáticas, enquanto tomam lanche, as crianças e adolescentes participam de rodas de conversas.

É neste momento que trocam experiências, falam das suas vontades e contam seus sonhos.

“A cultura e o esporte trazem muitos benefícios para a formação pessoal, para o desenvolvimento motor e ainda trabalham o emocional. Melhoram a auto-estima e isso faz com que as crianças, adolescentes e jovens sintam-se motivados”, frisou o coordenador.