Com o tema “Lá Vem a Música”, evento marcou o encerramento do semestre e celebrou os 30 anos do maior programa sociocultural de educação musical do Brasil
Por Wagner D´Antonio
RECITAL GURI | Na noite da última segunda-feira, 10 de novembro, o Polo do Projeto Guri de Capão Bonito realizou um recital inspirador no Centro Educacional, Cultural e Esportivo Paulo Freire, encantando o público com um verdadeiro espetáculo de talento, emoção e celebração à arte.
O evento marcou o encerramento do semestre letivo e teve como tema “Lá Vem a Música”, simbolizando a força transformadora que o aprendizado musical exerce na vida de crianças e jovens.
O recital também foi uma ocasião especial para celebrar dois marcos importantes: os 19 anos de atuação do Polo de Capão Bonito, completados em maio, e os 30 anos do Projeto Guri, o maior programa de educação musical e desenvolvimento humano do Brasil.
Criado como política pública do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerido pela Santa Marcelina Cultura, o Guri é um exemplo vivo de como a arte pode transformar trajetórias, promover inclusão e fortalecer comunidades.
O evento contou com a presença do prefeito Júlio Fernando, do supervisor do Polo Regional Itapeva, Anderson Santos, dos secretários Lucas Barros (Educação) e Romano de Oliveira (Relações Institucionais), além do diretor de Cultura, Alexandre Mendes e das professoras Alice Olivatti e Emília Miyada.
Todos destacaram a importância do projeto para o município e o papel essencial da equipe local — formada pela coordenadora Eliane e pelos professores Fábio, Adriano, Flávio, Carina e Rayssa —, que com dedicação e sensibilidade conduzem o trabalho com os alunos.
“Temos orgulho de apoiar o Projeto Guri ao longo das gestões e de contribuir para que ele continue inspirando nossos jovens e fortalecendo a cultura em nossa cidade. Parabéns à equipe, aos alunos e às famílias que fazem do Guri um verdadeiro sucesso”, afirmou o prefeito Júlio Fernando.
Foram 14 apresentações que envolveram os alunos dos cursos de violão, percussão, viola caipira e canto coral, apresentando clássicos da música brasileira e internacional. Entre as canções executadas estavam “Fly Me to the Moon” (Bart Howard), “Águas de Março” (Tom Jobim), “Azul da Cor do Mar”, “Gostava Tanto de Você”, “La Bella Luna” (Herbert Vianna), entre outras, emocionando familiares e convidados com arranjos cheios de sensibilidade e entusiasmo.
Durante o evento, a coordenadora Eliane Silva também destacou um importante avanço conquistado neste ano: o Polo de Capão Bonito recebeu uma emenda impositiva do vereador Neto Ribeiro, que possibilitou a aquisição de novos sofás, poltronas e mesas, garantindo mais conforto e acolhimento para os alunos e a comunidade atendida.
Com o auditório repleto e aplausos calorosos, o recital reafirmou o papel do Projeto Guri como espaço de formação, inclusão e transformação social — um projeto que há quase duas décadas vem semeando arte, sensibilidade e esperança em Capão Bonito.




















































