Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Prefeito assina minuta de convênio para execução de obras em estradas vicinais

ESTRADAS VICINAIS – O prefeito Júlio Fernando (PODE) assinou na noite de quarta-feira, 13/10, no DER de Itapetininga, a minuta que celebra o convênio para execução das obras de recuperação funcional das estradas William Haj Mussi e Vitor Gomes Macedo, que ligam Capão Bonito aos bairros rurais Lemes, Mocambo e Proenças, uma extensão de mais de 25 KM.

“Agradeço ao vice-governador Rodrigo Garcia que vem sendo parceiro de nosso município e atuou de forma direta na liberação desta conquista”, afirmou o prefeito Júlio Fernando.

As obras fazem parte da nova fase do Programa Novas Estradas Vicinais, que vai beneficiar 140 vias com 1.531 quilômetros de melhorias e investimentos de R$ 1,08 bilhão em recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O programa coordenado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) já soma investimentos de R$ 2,29 bilhões e vai gerar 25 mil empregos, entre vagas diretas e indiretas.

“Temos quase 200 municípios diretamente beneficiados e 3,1 mil quilômetros de estradas melhoradas e sinalizadas, oferecendo melhores condições de segurança para a população”, destaca o vice-governador Rodrigo Garcia. “Só quem vive no interior sabe a importância de uma vicinal bem asfaltada e sinalizada, o que representa de fato na vida das pessoas”, acrescentou Garcia.

As estradas vicinais são importantes para o escoamento da produção agrícola e para a economia regional.

Além disso, são essenciais para o deslocamento da população aos grandes centros urbanos. Nesta segunda fase, foram selecionadas estradas que passarão por recuperação funcional (recapeamento).

Novas fases – O programa não para por aí. O Governo de São Paulo prevê ainda o anúncio de outra fase de novas obras – desta vez, com pavimentação nas vicinais –, a ser anunciada em breve.

“Nós teremos ainda recapes de estradas estaduais e a pavimentação de várias vicinais, um conjunto de outras obras saindo também pelo DER”, alegou o vice-governador e secretário de Governo Rodrigo Garcia.

“É um grande programa do Governo de São Paulo para melhorar a vida das pessoas e criar empregos todo o estado. Estas estradas integram os municípios do interior e do litoral, dão acesso a rodovias, portos, aeroportos e grandes centros urbanos. É o início da nova matriz logística de São Paulo”, disse o Secretário de Logística e Transportes João Octaviano Machado Neto.

Parceria técnica – Um estudo técnico do DER, feito em conjunto com as Prefeituras, identificou os principais gargalos para o desenvolvimento do projeto. As vicinais foram divididas em categorias – estradas que ligam polos geradores de produtos e serviços e rodovias estaduais, além das que dão acesso a municípios.

 

A publicação do edital da nova fase está prevista para as próximas semanas e o documento estará disponível no site do DER. A partir do edital, a previsão para início das obras é de quatro meses. O prazo de conclusão varia de três a 12 meses.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp