TODOS PELA VIDA – Em todo o mundo, setembro é o mês oficial da Campanha de Prevenção ao Suicídio e Capão Bonito realizou um “Dia D” especial do Setembro Amarelo na noite do dia 30 de setembro.
Apresentações culturais e palestra com o psicólogo Marcelo Arruda foram acompanhadas por um grande público no auditório da Legionários na Defesa do Menor (LDM).
O evento fez parte da programação especial elaborada através da parceria das Secretarias de Saúde e Assistência Social.
O evento começou com apresentações de dança contemporânea com a premiada Duo Escola de Dança de Capão Bonito – profa. Mikaela e RAP e palestra de conscientização com o psicólogo Marcelo Arruda. No final houve também uma apresentação especial do coreógrafo e professor de dança Flávio Cocada que vem ministrando oficinas de Danças Urbanas na Casa do Adolescente.
Em sua palestra, Marcelo Arruda destacou que o suicídio é uma ação extrema que não acontece do nada e contou experiências pessoais de superação.
“Grande parte dos casos registrados estão relacionados a pessoas que enfrentam algum tipo de transtorno psicológico, uso de drogas e/ou passaram por grandes decepções e frustações na vida e não souberam elaborar em receber a devida ajuda. Por isso, é fundamental o diálogo e o fortalecimento dos vínculos familiares e de amizades. É fundamental falarmos sobre suicídio, e isso também significa falarmos sobre relacionamentos, identidade, sexualidade, drogas, frustrações, sentimentos e emoções, enfim precisamos aprender a se comunicar e a ouvir nosso próximo sobre tudo que envolve nossa saúde mental”, explicou Arruda.
O psicólogo ainda apresentou ações e atitudes que podem ajudar na saúde mental e onde buscar ajuda.
Prestigiaram também o evento a primeira-dama e secretária de Educação – Ana Luiza Dias representando o prefeito Júlio Fernando que esteve cumprindo agenda em São Paulo, o assessor de Relações Institucionais – Matheus Francatto, o secretário de Desenvolvimento Social – Jaderson Braga, a vereadora Camila Camargo representando o Legislativo e o diretor de Saúde Juliano Venturelli representando o vice-prefeito Roberto Tamura.
Para a vereadora Camila Camargo, os jovens vem sendo a principal vítima de suicídio. “O suicídio não escolhe classe social, raça ou religião, por isso eventos como este, de conscientização, celebração da vida são positivos. Capão Bonito terá todos os anos ações no Setembro Amarelo através de Projeto de Lei já sancionado”, alegou Camila Camargo que é assistente social e desenvolveu vários projetos na Secretaria de Desenvolvimento Social.