INCLUSÃO – Aconteceu na tarde do último sábado, 02/10, no Centro Educacional e Cultural “Paulo Freire” a I Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Capão Bonito.
A conferência teve como tema central: “Cenário Atual e Futuro da Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência e subtema: “Construindo um Brasil Mais Inclusivo”.
Realizada através da parceria entre (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e Prefeitura, a conferência foi considerada extremamente positiva por chamar a atenção da sociedade para importância da inclusão.
Houve espaço para apresentações de língua de sinais demonstrando empatia e respeito pela comunidade surda e ações voltadas a inclusão no município.
Um dos destaques foram professoras do 6º ano da escola Maria da Conceição Lucas Mieldazis que se dedicam cada dia mais ao ensino inclusivo.
O vice-prefeito e secretário de Saúde Roberto Tamura, o secretário de Desenvolvimento Social – Jaderson Braga e o assessor de Relações Institucionais – Matheus Francatto prestigiaram a conferência e destacaram que o Governo Municipal vem intensificando ações em prol de uma cidade cada vez mais inclusiva.
“As políticas públicas para a população de pessoas com deficiência são fundamentais para a construção de um município mais justo e inclusivo. Vamos nos debruçar sobre as propostas apresentadas na conferência para que possamos viabilizar ações práticas de inclusão”, disse o vice-prefeito Roberto Tamuara representando o prefeito Júlio Fernando no evento.
Os vereadores – Camila Camargo, Lu da Ong, Alan Senciatti, Antonio Roberto de Siqueira (Fio), Neto Tallarico e José Carlos também estiveram na conferência.
O presidente do CMDPcD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) – prof. Mário Rodolfo e o conselheiro Luciano Baixinho ressaltaram na conferência que da mesma forma que qualquer cidadão, as pessoas com deficiência devem ter acesso a todos os direitos assegurados pela Constituição de 1988, além daqueles direcionados especificamente a esta parcela da população.
“Por isso é importar falar sobre inclusão, igualdade de oportunidades, acessibilidade e não discriminação: temas inerentes aos direitos humanos, ao respeito e à valorização da diversidade”, afirmou o prof. Mário Rodolfo.
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência entende que a Conferência Municipal foi um momento ímpar para a consolidação e o fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na defesa de seus interesses e representou um passo decisivo na atualização da Política Municipal.
Para a vereadora e assistente social, Camila Camargo, a conferência se mostra como um dos caminhos possíveis e necessários para que a política se descentralize e chegue, de fato, até o município de maneira eficaz e sensível às peculiaridades da multiplicidade das pessoas com deficiência em Capão Bonito.