MEIO AMBIENTE – Capão Bonito recebe no próximo dia 30 de setembro (quinta-feira), a “Oficina Círculo de Bananeira”, que apresentará e compartilhará alternativas para o tratamento de águas cinzas – originárias das pias, máquinas de lavar e chuveiro.
A oficina, que tem apoio da SUINÃ (Instituto Ambiental), ACAMAR, Sabesp e Prefeitura Municipal – acontecerá na sede da ACAMAR no Jardim Santa Isabel das 9 às 17 horas, seguindo os protocolos sanitários (uso de máscaras).
As vagas são limitadas com almoço servido no local.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 12 – 997879780.
Águas cinzas – As águas cinzas podem ser aproveitadas em diversos usos não potáveis, proporcionando uma significante economia e beneficiando o meio ambiente.
São chamadas de águas cinzas as águas residuais das edificações que já foram utilizadas em chuveiros, lavatórios de banheiro, tanques e máquinas de lavar roupa.
As águas da pia da cozinha em algumas literaturas são chamadas de águas cinza escura, pois contém mais gordura, e as da bacia sanitária são classificadas como águas negras.
50 a 80% de esgoto residencial são correspondentes as águas cinzas, com este número é possível observar o potencial de economia de água com o seu reuso.
Vantagens do reuso das águas cinzas:
– Economia na conta de água;
– Conservação dos recursos hídricos;
– Minimiza a poluição hídrica nos mananciais;
– Maximiza a infraestrutura de abastecimento de água da rede;
– Alívio na demanda no tratamento de esgoto da rede;
– Estimula o uso racional e a conservação de água potável;
– Permite a reciclagem de nutrientes