Viveiro Municipal de Capão Bonito possuí diversas espécies de mudas frutíferas, nativas e exóticas

MUDAS DE ÁRVORES – Capão Bonito possuí um viveiro municipal ativo, onde atualmente o viveiro conta com aproximadamente 15 mil mudas de diversas espécies entre frutíferas, nativas, exóticas e ornamentais.

Dentre as mudas produzidas estão o ipê (amarelo, roxo e rosa), Quaresmeira, Jacarandá, Oiti, Aroeira Salsa, Resedá, Cerejeiras, Manacá da Serra. Frutíferas como: Pitanga, araçá, goiaba, nêspera, castanha, acerola, seriguela, fruta do conde, carambola e uma grande variedade de espécie de palmeiras como: Latania, Real, fênix, Jussara, Areca bambu e outras.

Várias ações são executadas para chegar a um bom funcionamento, desde a coleta de sementes que atualmente vem sendo feita até o plantio.

“Neste processo as mudas passam por alguns setores do viveiro até chegar nas condições e tamanho ideal para a doação”, explicou um dos responsáveis pelo viveiro Roberto Sonvesso.

Essas espécies atendem também a alguns projetos ambientais na cidade visando a Arborização Urbana, projetos como o “Parceiros do Meio Ambiente na Escola” e “Adote uma Árvore”, criado pelo Departamento de Meio Ambiente.

“A gente sabe que é recorrente a idéia de que a cidade tem que se arborizar cada vez mais. E nesse sentido, o Viveiro Municipal tem cumprido com seu papel, ao servir como espaço de educação, ao produzir e distribuir as mudas. No entanto, é sempre bom enfatizar que a participação de todos é fundamental dentro desse processo. Não basta só a gente distribuir. As pessoas e instituições que recebem estas espécies devem se comprometer em cuidar e possibilitar com que estas plantas possam se desenvolver e, consequentemente, contribuir para que a população tenha uma melhor qualidade de vida. Temos que evitar o vandalismo que anda acontecendo quando se planta uma árvore, antigamente não existiam estudos e os plantios eram feitos de qualquer maneira causando danos, hoje não, para se plantar uma árvore é avaliado vários aspectos entre eles o local de plantio e a espécie adequada”, comentou o diretor de Meio Ambiente – Reinaldo Buiu.

O Viveiro Municipal esta de portas abertas para receber alunos de escolas municipais ou privadas de Capão Bonito e região, onde os jovens e crianças podem estar aprendendo e observando em campo todo processo de desenvolvimento de um ser vegetal, basta agendar uma data com o Departamento Ambiental do Município através de ofício.

Como fazer para adquirir mudas?

Basta ir até a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e requerer no Departamento Ambiental, as espécies e quantidade de mudas interessadas, é necessário estar em mãos com os documentos pessoais para emissão de certidão de doação, com esta certidão permitirá a retirada das mudas em nosso viveiro. O viveiro é localizado no Jardim Santa Izabel, Rua 11, em frente a Adocão, sentido a saída para Guapiara.

Projeto Adote uma Árvore

Como fazer para adotar uma árvore?

1° – Deixe uma mensagem “inbox” na página da Agropecuária e Meio Ambiente do facebook (facebook.com/agropecuaria.meioambiente), com seu nome e endereço completo, mais o n° do RG (Carteira de Identidade), para emitirmos a certidão de doação.

2°- Vá pessoalmente ou ligue na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente (SMAAMA), localizada a Rua Coronel Ernestino,550 (ao lado dos bombeiros) e  através do fone: 3542 2167,fale que deseja adotar uma árvore, logo será transferido ao setor responsável.

3° – Após a ligação nossa equipe da Divisão de Meio Ambiente, fará uma vistoria no local desejado, para verificar qual espécie será mais adequada a ser plantada, essa ação serve para evitar problemas futuros com fiações elétricas, encanamentos, calçadas quebradas, acessibilidade, etc.

Quanto custa a doação?

De acordo com Reinaldo Júnior a doação não custará nada.

“Nós produzimos a muda em nosso Viveiro Municipal, fazemos todo o plantio e primeira adubação, caberá ao munícipe apenas molhar a muda. O Planeta Terra tem, comprovadamente, sofrido mudanças climáticas negativas por conta da ação humana. Já tomou alguma atitude pessoal para melhorar o mundo? Comece com um gesto simples: plante uma árvore! Vamos deixar nossas ruas mais bonitas, arborizadas e coloridas. Adote essa idéia, adote uma árvore!”, afirmou Reinaldo Júnior.