Unidades Sanitárias Individuais estão sendo instaladas no Bairro Ana Benta

O investimento foi possível com adesão de Capão Bonito ao Programa Água é Vida

PROGRAMA ÁGUA É VIDA – Os números referentes ao saneamento na zona rural de Capão Bonito vão melhorar ainda mais até o final de 2015.

Começou neste mês a implantação de Unidades Sanitárias Individuais (USIs) no Bairro Ana Benta, zona rural do município.

Com maior densidade populacional, o Ana Benta foi um dos bairros mais beneficiados – 199 unidades estão sendo implantadas.

“É o esgoto que será tratado reduzindo assim o risco de doenças e contaminação do solo. A comunidade e o meio ambiente também ganham com a iniciativa”, destacaram moradores que receberão as primeiras unidades.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Planejamento, oito comunidades rurais do município serão beneficiadas.

O investimento se tornou possível com adesão de Capão Bonito ao Programa Água é Vida.

De acordo com a Sabesp, ao todo serão investidos mais de R$ 30 milhões nos municípios do Alto Paranapanema, Vale do Ribeira e do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

As cidades de Apiaí, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, São Miguel Arcanjo e outras cidades da região aderiram ao programa em 2012.

O Programa Água é Vida tem como objetivo levar tratamento de água e esgoto para comunidades isoladas com população de baixa renda.

“Levar saneamento básico a localidades isoladas das cidades sempre foi uma questão complexa. Em comunidades rurais, onde há pouca concentração de residências e, na maioria dos casos, os domicílios são mais dispersos, não há escala para construir estações coletivas de coleta e tratamento de esgoto como nos grandes centros. O Programa Água é Vida tornará isso possível com a instalação das USIs. As comunidades rurais vão ter água de qualidade através de poços artesianos, sistema simplificado, e através de fossas sépticas tecnicamente construídas, ou seja, ampliaremos ainda mais o saneamento do campo e consequentemente vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o prefeito Julio Fernando, que lembrou também que o investimento foi viabilizado na gestão do deputado Edson Giriboni como secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos.

O investimento na segunda etapa do programa foi de R$ 16,4 milhões, por meio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, somente para tratamento de esgotos. E para o tratamento de água serão investidos R$ 17,1 milhões.

Bairros beneficiados:

Serão beneficiados pelas Unidades Sanitárias Individuais os seguintes bairros:

FASE I

Ana Benta – 119