Um olhar de perto para a Educação Inclusiva

INCLUSÃO- A perspectiva da inclusão tem sido tema de inúmeros debates. Compreendê-se a polêmica em torno da Educação Inclusiva, pois em sua polissemia, o termo inclui, dentre outras, a ideia de vista ao longe.

O primeiro entendimento sobre Educação Especial Inclusiva está, portanto, intimamente ligada aos espaços escolares, que devem ser oferecidos aos alunos: as classes comuns de ensino regular e as salas de Recursos Multifuncionais e profissionais capacitados. Espaço de aceitabilidade, e, essencialmente a aceitação da comunidade escolar , no seu acolhimento.

A orientação técnica é imprescindível para qualificar os profissionais que estão no convívio diário com o aluno com necessidades especiais, seja ela motora ou cognitiva.

Com o olhar voltado para o ensino de qualidade para todos, desde a mais tenra idade, a Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito, mediante o Centro de Apoio Pedagógico Paulo Freire, no campo da formação continuada, realizou nos dias 30 de junho e 07 de julho de 2014, visitas ao Memorial da Inclusão –São Paulo, para monitores e professores de creches e escolas de Educação Infantil municipais, sendo todos cursistas das formações intituladas- “Inclusão Escolar: Direito e Igualdade para todos” e grupos de estudos sobre inclusão”. Um Olhar para Diversidade”- grupo 2; totalizando 60 profissionais da educação, tiveram embasamento teórico e prático, destacando o acolhimento, atendimento e desenvolvimento pleno da criança.

Os objetivos desses encontros e visitas, proporcionam a reflexão sobre “Um Novo Olhar de Perto para a Educação Inclusiva no espaço escolar”.

Essas iniciativas partem da premissa de entendimento sobre Educação Especial na perspectiva da Inclusão, no sentido abrangente que está intimamente ligada aos espaços escolares, onde nossas crianças passam o seu dia a dia em convívio com as diversidades em todos os aspectos, preparando-as assim de maneira mais espontânea que lhe é peculiar, o seu olhar mais afetivo.

Centro de Apoio Pedagógico Paulo Freire.

evento_inclusao

evento_inclusao2