Um novo olhar para a Educação Inclusiva

“Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino” (Mário Quintana)

INCLUSÃO – A perspectiva da inclusão tem sido objeto de inúmeros e acalorados debates.

Compreende-se a polêmica em torno da Educação Inclusiva, pois em sua  polissemia, o termo inclui, dentre outras, a idéia de vista ao longe.

O primeiro entendimento sobre a Educação Especial na perspectiva da Inclusão está, portanto, intimamente ligado aos espaços escolares, que devem ser oferecidos aos alunos: as classes comuns de ensino regular e as salas de recursos multifuncionais e espaços com acessibilidade, sobre um novo olhar para a Educação Inclusiva no espaço escolar, de repensar e reformular a gestão da Educação Inclusiva, considerando o aluno como ponto de partida.

A Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito, mediante o Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire”, proporcionou no dia 12 de abril, às cursistas de formação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) 3º Módulo, acompanhadas pela professora tutora Amanda Hussar de Freitas, visita a 13ª Edição da Reatch, Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade e Paradesporto, localizada no Centro de Exposições Imigrantes- São Paulo.

A feira celebra avanços tecnológicos, científicos e humanos no respeito aos direitos e a garantia da participação das pessoas com deficiência. “É muito importante a presença e participação de todos. Só assim os verdadeiros interessados podem conhecer os projetos criados pelo governo estadual e municipal e colher mais informações que muitas vezes não chegam ao publico a que se destinam”, destaca o Centro de Apoio Pedagógico.

A Reatch é o sinônimo de um grande avanço nas conquistas da inclusão e dos direitos da pessoa com deficiência.

A Reatech, em si, proporcionou às cursistas o contato direto com as Tecnologias, Acessibilidade e Inclusão, em torno de um ambiente favorável, com mais de 50  stands  construídos por expositores . Dentre eles estavam os da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, ABRASC – Associação Brasileira dos Surdocegos,  ABRE – TE – Associação Brasileira de Síndrome de Rett de São Paulo, AEETR – Associação de Equoterapia Educacional Texas Ranch,  ASSP-Associação de Surdos de São Paulo, Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Instituto de Educação para Surdos Seli Ltda,  e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Governo do Estado de São Paulo .